A gravidez não só altera os hormônios da mulher como o corpo. Nessas horas, muitas mães que pensavam em fazer cirurgia plástica ou ainda pretendem fazer procedimentos como
abdominoplastia,
lipoaspiração ou
prótese de silicone ficam na dúvida em qual é o melhor momento para fazer essas mudanças. Existe tempo certo ou cada organismo tem uma recuperação própria? Nos EUA, a busca pela cirurgia plástica após a gravidez já foi até batizada com o termo Mommy Makeover e tanto a
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como a
American Society of Plastic Surgeons já avaliam essa situação como comum! Tem dúvidas em relação as perguntas anteriores ou não sabe se é melhor fazer plástica antes ou depois, confira 4 verdades e mentiras sobre verdades sobre esse assunto!
A amamentação e o volume dos seios pode influenciar /impedir próteses de silicone ou mamoplastia
VERDADE! A produção de leite nas glândulas mamárias da futura mamãe começa a partir do segundo trimestre de gravidez e 28h após o nascimento do bebê, a capacidade de produção aumenta. Este período é conhecido como lactogênese. Por conta essas alterações, colocar silicone ou reduzir os seios é algo que não é indicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica devido ao período de adaptação no corpo, cuidados pós-operatórios e interferência nos resultados. Após a gravidez, a mulher pode consultar um especialista e então analisar qual é a melhor forma de fazer essas cirurgias caso seja de sua vontade. Em algumas mulheres, há casos da chamada atrofia mamária após a gestação. Entre as soluções possíveis, estão a colocação de próteses de silicone até uma plástica para levantar os seios. Este procedimento é conhecido como mastopexia.
A cirurgia plástica nas mamas pode ser feita logo após o nascimento do bebê
MENTIRA! Cada corpo é de um jeito e o tempo mínimo para o corpo da mulher voltar ao normal após a gravidez é de seis meses. Por isso, nenhuma cirurgia plástica deve ser feita antes deste período. Se você deseja levantar, diminuir ou ajustar as mamas, é necessário esperar o fim da amamentação. Esse tempo pode variar para cada mamãe e seu bebê. Os especialistas recomendam esperar essa fase passar pois, só assim, os seios ficam com as características definitivas após a amamentação.
Os resultados da abdominoplastia podem variar com a gravidez, mas é questão de escolha
VERDADE! Este tipo de cirurgia pode ser feito antes e depois da gravidez. Claro que os resultados podem variar se a mulher engravidar, no entanto, não é algo definitivo. Tomar alguns cuidados como usar hidratante e cuidar da alimentação após o parto faz com que os resultados se mantenham. Caso a mulher faça abdominoplastia antes e planeje ficar grávida, é bom esperar ao menos um ano e algumas diferenças ficam perceptíveis como sentir o bebê com mais intensidade. Isto porque, teoricamente a mulher tem menos gordura na barriga. Caso a cirurgia plástica tenha sido feito antes é importante lembrar que mesmo com os cuidados, a barriga não volta a ficar 100% lisinha, a probabilidade de estrias aumenta e o acúmulo de gorduras também. Contudo, fazer a cirurgia antes de engravidar não faz mal para a mulher. A escolha pela cirurgia plástica deve respeitar o tempo e a vontade de cada um.
Cirurgias plásticas acabam totalmente com a flacidez da pele após a gestação
MENTIRA! O número de mulheres que procura uma cirurgia plástica para mudar o visual após a gravidez é alto. Para retirar o excesso de pele, a lipoaspiração e a abdominoplastia são muito indicadas. Não se limitando a isso, essas cirurgias também ajudam a diminuir o aspecto flácido da pele e as cicatrizes. Apesar dos resultados animadores, não é possível garantir 100% de pele não flácida após a gravidez. Especialistas reforçam que também é muito importante que a mamãe considere a possibilidade de fazer as cirurgias quando não quiserem ter mais filhos, porque com as mudanças físicas constantes, os resultados podem não preencher todas as expectativas sempre.