Sobre a cirurgia

Conheça mais detalhes

A famosa “lipo”, também chamada de lipoaspiração é uma cirurgia muito procurada e conhecida pelas mulheres que querem remodelar a barriga e o corpo, reduzindo as gorduras localizadas.

Além do abdome, a lipoaspiração também pode ser feita em outras regiões do corpo como cintura, dorso alto e baixo, culote, face interna dos joelhos e até mesmo nos braços.

A equipe utiliza soro fisiológico e medicação sobre a gordura que será aspirada e no fim todas as incisões são fechadas e protegidas com um curativo, seguidas de uma cinta compressiva que serve para diminuir o inchaço. A lipoaspiração dura em média de 1 a 3 horas, dependendo do caso.

Variedades da lipoaspiração

A lipoescultura consiste numa variação da lipoaspiração onde, além dos procedimentos usuais da lipoaspiração, se realiza a colocação da gordura (procedimento conhecido como lipoenxertia) retirada da própria paciente em outras regiões.

A região mais frequente onde se injeta gordura é a glútea (nádegas), mas outras regiões podem ser endereçadas como depressões localizadas (congênitas ou resultantes de cirurgias prévias), sulcos da face (sulco nasogeniano) e lábios.

Cuidados

Para que os resultados sejam mais efetivos, o paciente precisa investir na recuperação e nos cuidados pós-operatórios. A cinta compressiva por exemplo, deve ser usada durante a maior parte do tempo no primeiro mês e só pode ser retirada na hora do banho. No segundo mês, ainda é preciso usá-la durante 12 horas. Além disso é importante beber muita água, deixando o corpo hidratado e adotar uma dieta saudável e balanceada.

Se houver possibilidades, fazer drenagem linfática também é uma coisa que potencializa os resultados. É importante que o paciente não fume pelo menos um mês depois da cirurgia e não faça exercícios físicos pesados. A exposição ao sol também deve ser evitada. Cada caso tem suas particularidades, mas ao seguir esses cuidados, o paciente tem mais chances de uma recuperação e cicatrização tranquila.


Hospitais

Excelentes hospitais para cirurgia plástica

Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.

Thomas benson
Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.

Thomas benson
Hospital Moriah

O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.

Perguntas frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns

Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!

É inevitável, a partir do momento em que se faz um corte ou incisão na pele, existirá uma cicatriz. No entanto, existem medidas a serem tomadas – durante e após a cirurgia – para deixá-las menos aparentes.

As incisões da lipoaspiração são sempre localizadas em regiões estratégicas para que fiquem minimamente visíveis. Sempre são cobertas pelas marcas da roupa e são extremamente pequenas, sempre menores que 1cm.

Normalmente dentro de 1 semana o paciente já consegue retornar às atividades comuns. A recuperação total leva em média 3 semanas, onde já é possível notar um bom resultado. O resultado final do procedimento é visto em até 6 meses de pós-operatório.

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Não existe a melhor técnica, mas sim a técnica mais adequada para cada paciente e suas expectativas. A técnica tradicional, chamada de super-úmida é muito utilizada associada à uma cânula para determinado tipo de resultado, por exemplo: em casos onde há uma leve flacidez e se deseja uma melhor retração da pele é associar a técnica tradicional à uma cânula de laser. Se o objetivo for a lipoenxertia, é possível associar uma cânula para maximizar a coleta de gordura para assim reutiliza-la.

É indicado evitar a exposição das cicatrizes ao sol nos primeiros meses, mesmo com protetor solar.

Isso acontece pois as cicatrizes não possuem a mesma quantidade de pigmentos para proteger a pele da ação dos raios solares e sob exposição, elas estão propensas a escurecer, portanto é muito importante a utilização diária do protetor solar sobre a área operada.

Ambas descreve uma modalidade na lipoaspiração. A hidrolipoaspiração é um tipo de lipoaspiração que utiliza apenas anestesia local, o que é pouco indicado. Já a lipoescultura é a lipoaspiração usada em conjunto com a lipoenxertia, ou seja, ela remove a gordura e a injeta em outras regiões no corpo, como nos glúteos por exemplo.

Para responder essa pergunta é preciso salientar que a indicação da lipoaspiração é apenas para gorduras localizadas em regiões específicas, não é indicada para emagrecimento em geral. Quando realizada em regiões moderadas e com bom senso, o pós-operatório é tranquilo com prescrição de medicações específicas para dor.

Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.

Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.