Devo ou não fazer uma lipoaspiração?

Em tempos nos quais a alimentação saudável ganha as prateleiras e a reeducação alimentar está em pauta (com dietas ou exercícios físicos), optar por cirurgia plástica é uma decisão muito particular. Quando se trata da redução das gordurinhas acumuladas no abdômen ou em outras regiões, a dúvida pode ser ainda maior já que além da popular “lipo” há opções como abdominoplastia.

Contudo, em meio a tantas alternativas, a lipoaspiração ainda se destaca entre os procedimentos cirúrgicos e aparece como a segunda cirurgia plástica mais procurada em 2016. A constatação é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o procedimento só fica atrás do aumento das mamas.
Apesar da grande procura e dos resultados eficazes, o que deve ser pesado antes da cirurgia? Confira.

Analise a região da cirurgia


Como a lipoaspiração não se limita a redução das gorduras na barriga, é comum que pacientes busquem este procedimento para modelar outras partes do corpo com gordura localizada. Antes de decidir pela cirurgia, é importante refletir sobre a necessidade do seu corpo e das dificuldades em remover o excesso de peso na região com outras alternativas como os exercícios físicos. Se você já tentou fazer essas coisas e mesmo assim a situação não ficou como você deseja, vale a pena ter uma conversa franca com um profissional especialista no assunto. Mas não se esqueça que a lipoaspiração não é considerada uma solução milagrosa para a eliminação de peso, seja para emagrecimento ou para situações de excesso.

Educação alimentar e cuidados pós-procedimento


Os resultados após a lipoaspiração em geral são bem perceptíveis. Claro que com a cirurgia é comum que haja um inchaço na região que pode durar alguns meses até desaparecer totalmente. O tempo é variável conforme o organismo do paciente, mas quando há o desparecimento total, o contorno corporal é visível. Além dos cuidados de higiene na fase da recuperação é fundamental que o paciente mantenha o peso adequado e adote um estilo de vida saudável. O acompanhamento com um nutricionista é válido e evitar o sedentarismo também, afinal as alterações de peso podem reverter os resultados e o sucesso da cirurgia.

Cirurgias combinadas


Em alguns casos, a redução do peso em um curto período de tempo pode fazer com que o paciente sinta excesso de pele na região. Por isso outros procedimentos complementares como a cirurgia pós excesso de peso (também conhecida por pós-bariátrica) ou a lipoescultura que é uma variação da lipoaspiração podem potencializar os resultados.
Na lipoescultura, todos os excessos são retirados e realocados em novos lugares do corpo que necessitam de preenchimento como glúteos, face, etc.

Alinhar as expectativas, ter sinceridade consigo mesma (o) e buscar um médico especialista no assunto faz toda a diferença para esclarecer outras dúvidas e receios. Por isso, caso tenha alguma situação ou curiosidade específica não deixe de entrar em contato conosco!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson