4 coisas para saber sobre a Toxina Botulínica

Com o passar dos anos é natural que as pessoas se deparem com rugas, pés de galinha e marcas de expressão. Os sinais não agradam, mas felizmente a evolução e as tendências no mundo da estética não param. Lifting Facial, cirurgia de pálpebras, peeling, colágeno, etc. Opção é o que não falta para quem quer rejuvenescer a pele. Em meio a tantas, a chamada toxina botulínica, também conhecida por toxina botulínica vêm se destacando no Brasil.

Em 2016, o procedimento foi o segundo mais procurado em clínicas do país inteiro, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Se você tem curiosidade sobre o assunto, esse artigo é para você!

1. Sem cortes, minimamente invasivo e poderoso


Com uma simples injeção, a toxina botulínica está na lista dos mais procurados por atuar diretamente no músculo e proporcionar efeitos poderosos quando o objetivo rejuvenescer a pele. A toxina butolínica é uma substância derivada de uma bactéria. A toxina age diretamente no músculo, paralisando ao movimentos e sinais nervosos, o que na prática diminui e reduz rugas indesejadas e outros sinais de envelhecimento. A picadinha dura de 10 a 20 minutos, não há tempo de repouso, embora o paciente precise seguir cuidados pós-procedimento, e os efeitos duram em média seis meses.

2. Indicações e contraindicações


A aplicação da toxina botulínica é indicada para rugas faciais, linhas de expressão (principalmente os pés de galinha, que se formam ao redor dos olhos), sulcos e marcas ao redor da boca, nariz e pescoço. Embora seja mais comum na fase de envelhecimento, há uma tendência dos jovens buscarem o chamada toxina botulínica preventiva e não há problemas nisto. O tratamento não é indicado para gestantes e mulheres que amamentam, pessoas com doenças neurológicas (que afetam os músculos) e autoimunes, alérgicos à proteína do ovo e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo.

3. Riscos


Quando aplicada em dosagens não adequadas ou na região errada (só na face, temos 43 músculos), a toxina botulínica pode causar efeitos como perda de expressão ou assimetria. Todos os efeitos são reversíveis, contudo, certificar-se que o profissional é especializado e indicado neste tipo de tratamento é fundamental. A clínica do Dr. Thomas Benson, por exemplo, é certificada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

4. Naturalidade, resultados e exagero


Muita gente tem medo de experimentar a toxina botulínica acreditando que o efeito pode ser muito artificial ou exagerado. Apesar do risco existir (quando as doses não são adequadas ou quando falta bom senso do profissional), a satisfação com a pele mais jovem, o sorriso evidente e a redução das rugas torna o procedimento um sucesso. Não é à toa que a toxina botulínica é o tratamento estético mais realizado no mundo, conforme aponta a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps). Os primeiros sinais de diferença podem ser notados em até 5 dias após a aplicação da substância que pode levar até 2 semanas para completar o efeito.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson