Dicas de como escolher cirurgião plástico

Com o aumento da procura por cirurgias plásticas, saber como escolher cirurgião plástico é essencial para qualquer pessoa que queira fazer um procedimento do gênero.

Isso porque, para realizar esse tipo de operação precisa atender uma série de requisitos determinados por lei. São eles que garantem a segurança dos pacientes.

Qual a importância de escolher cirurgião plástico


Saber como escolher cirurgião plástico é importante no sentido de garantir a segurança e seriedade na realização do procedimento. Atualmente, existem muitos profissionais que oferecem cirurgias plásticas de todos os tipos.

No entanto, não são todos que realmente são especializados e que possuem a experiência necessária para planejar e executar esse tipo de processo. Por conta disso, infelizmente, que existem vários casos de pessoas com resultados insatisfatórios. Muitas até que acabaram com sequelas graves e permanentes depois de um procedimento do gênero.

Quando você toma os devidos cuidados para escolher um cirurgião plástico especializado. Você está garantindo não apenas resultados realmente satisfatórios, mas também a segurança da sua saúde.

Afinal de contas, esse tipo de profissional necessita de uma formação completa para receber a certificação que necessita. E justamente por meio dessa formação que você sabe que ele tem conhecimento sobre a área.

Para se ter uma ideia, após os seis anos de faculdade de medicina, é fazer mais dois anos de cirurgia geral e mais três anos de cirurgia plástica. Mesmo assim, ainda é importante continuar se especializando em áreas específicas e com colegas mais experientes.

Portanto, são seis anos de faculdade, mais dois anos de cirurgia geral, mais três anos de residência em cirurgia plástica, além de dois ou três anos de especialização. Totalizando assim, 12 a 15 anos de formação.

Dicas de como escolher cirurgião plástico


Se você tem interesse em fazer uma cirurgia plástica, não deixe de conferir abaixo algumas dicas de como escolher cirurgião plástico.

  • Verifique se ele possui cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina


A primeira coisa a se fazer é verificar se o profissional em questão tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina, com habilitação para a área de cirurgia plástica.

Esse cadastro é uma das formas de ter certeza que o profissional realmente tem as qualificações necessárias.

  • Confirmar se o profissional é filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)


O profissional não precisa ser, obrigatoriamente, associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). No entanto, a filiação também é uma forma de comprovar a experiência, e que ele também atende às regras que a entidade tem, que são super rígidas. Essa é uma ótima dica na hora de saber como escolher cirurgião plástico.

  • Currículo do profissional


É importante pesquisar um pouco sobre o currículo do profissional. Ou seja, conferir sua formação, em qual Universidade, onde fez residência, local da especialização, quanto tempo de experiência e títulos extras. Além disso, é interessante conversar com outros pacientes daquele médico para chegar a uma conclusão satisfatória.

  • Fale pessoalmente


Muitas pessoas utilizam apenas as redes sociais para falar com profissionais. Contudo, ninguém garante que o indivíduo em questão simplesmente não pegou uma foto de um procedimento e disse que foi ele quem fez.

Por isso, é sempre recomendado conversar pessoalmente e até mesmo pedir recomendações. Com amigos, familiares e outras pessoas que tenham passado pelo procedimento cirúrgico que você deseja fazer.

São com esses cuidados básicos que você consegue ter mais segurança na sua escolha. Dessa forma, evitará dores de cabeça no futuro por conta do procedimento.

Agora que você sabe como escolher cirurgião plástico. Não deixe de colocar as dicas acima em prática na hora de avaliar um profissional para realizar o seu procedimento.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson