Procurar um especialista em cirurgia plástica faz toda a diferença nos resultados do procedimento. Afinal de contas, é justamente esse conhecimento especializado que é necessário para que o processo seja realizado de forma correta. 

Contudo, por enquanto, segundo a legislação brasileira, qualquer médico com conhecimento técnico pode realizar uma cirurgia. E isso é algo que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) já está tentando mudar.  

Continue lendo esse post e veja a importância de contar com um especialista em cirurgia plástica. Confira!!! 

Porque é importante contar com um especialista em cirurgia plástica? 

Uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) mostrou que 97% dos erros em cirurgias plásticas são feitos por profissionais que não possuem essa especialização específica nesse tipo de procedimento.  

Por conta disso, é essencial contar com esse tipo de especialista. É justamente os conhecimentos específicos na área de cirurgias plásticas que ajudarão a reduzir os riscos ao máximo.  

Pense, quando você vai ao médico para fazer uma cirurgia no coração, é um cirurgião cardiologista que realiza ela. Isso porque o órgão possui uma série de características específicas e exige cuidados próprios nesse tipo de procedimento.  

O mesmo acontece com as cirurgias plásticas. 

Existe um senso comum errado de que um médico-cirurgião tem conhecimento sobre todos os tipos de cirurgia. Mas é impossível que um profissional do gênero tenha todo esse conhecimento. Por isso, inclusive que existem as especializações.  

É por meio delas que os médicos conseguem se aprofundar em determinados procedimentos, garantindo assim um processo mais seguro e com resultados bons.  

Como escolher um cirurgião plástico?

Agora que você já sabe da importância de contar com um especialista em cirurgia plástica, vamos dar algumas dicas de como escolher um: 

Cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina 

A primeira coisa que você precisa verificar é se o profissional possui cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina. Além disso, ao verificar o registro, veja se o médico em questão tem habilitação na área de cirurgia plástica.  

Assim você já terá certeza que ele é especialista nesse tipo de procedimento.  

Filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A filiação à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não é obrigatória. Contudo, por ser uma entidade que está constantemente batalhando para que a especialidade seja mais valorizada e tenha regras e normas rígidas.  

Isso garante não apenas um mercado mais profissional para os cirurgiões plásticos, como mais qualidade de procedimentos para os pacientes.  

Não confie em especialistas que só têm as redes sociais para comprovar a experiência 

Sempre procure especialistas que tenham clientes que possam dar suas opiniões. Ficar olhando apenas o Facebook e Instagram pode ser um erro, pois é muito fácil para alguém sem qualquer experiência pegar uma foto e dizer que ele realizou aquele procedimento, sem nunca ter feito algo do gênero.  

Inclusive, o ideal é falar com cirurgiões que tenham recomendações. Seja de amigos, familiares ou conhecidos. 

Por isso, se você deseja fazer uma mudança estética através de procedimento cirúrgico, não deixe de procurar um especialista em cirurgia plástica. Assim, você terá mais segurança sobre resultados realmente satisfatórios.