Conheça os passos para uma cirurgia plástica segura

A cirurgia plástica é uma intervenção que tem por objetivo beneficiar a saúde, a aparência e a autoestima de pacientes. Por ser um procedimento invasivo, é fundamental garantir que seja uma cirurgia plástica segura, realizada por profissionais qualificados.

Embora pareça óbvio, muitas pessoas não sabem ao certo onde encontrar um bom cirurgião, quais perguntas devem ser feitas durante consultas ou como será o procedimento. Pensando nisso, criamos o passo a passo para te ajudar!

Passo a passo para uma cirurgia plástica segura


O primeiro passo - e talvez o mais importante - é garantir que não exista uma patologia que possa prejudicar a cicatrização ou elevar o risco do procedimento. Mas não apenas, há diversas orientações que podem beneficiar o paciente, como:

1. A busca pelo profissional adequado e devidamente qualificado


Uma cirurgia plástica segura só é possível através de profissionais qualificados, que possuam título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Este título garante que o profissional possui a formação adequada para realizar o procedimento e está habilitado a fazê-lo corretamente.

Pesquise sobre o seu cirurgião ou encontre-o através do Portal da SBCP. Há uma aba voltada a busca de cirurgiões. No site do Conselho Federal de Medicina (CFM) também há aba para buscas. Certifique-se de encontrar o profissional adequado!

2. Escolha o melhor momento para realizar a cirurgia


Este detalhe, por vezes ignorado, é também muito importante, pois a recuperação exigirá tempo e tranquilidade, podendo ainda ser necessária a ajuda de outras pessoas.

Há um outro detalhe a ser considerado: o verão pode não ser o melhor momento para a cirurgia. Algumas podem exigir o uso da cinta elástica, o que causará desconforto em dias mais quentes. Além disso, as cicatrizes não devem ser expostas ao sol. Por isso, esse é um item importante na hora de ter uma cirurgia plástica segura.

3. Quando houver aplicação, conheça a procedência dos produtos


Em muitos casos, é necessário o uso de próteses para reestruturar ou modelar partes do corpo. Para que seja possível garantir a segurança de uma cirurgia plástica é preciso verificar se as próteses utilizadas são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

4. Antes, durante e depois da cirurgia


Antes de fazer o agendamento da cirurgia plástica, converse com o seu médico. Tire todas as suas dúvidas, obtenha uma perspectiva realista dos riscos e resultados. Certifique-se de questionar tudo o que abrange o procedimento a ser realizado.

Após o agendamento, o paciente deverá ficar sem comer ou beber após as 23h do dia que anteceder o procedimento. Esta recomendação evita complicações no momento da cirurgia, especialmente no momento de aplicação da anestesia.

Pacientes que fazem o uso de algum medicamento devem ingerir uma quantia mínima de água antes da realização do procedimento, mantendo o médico informado de qualquer ingestão que ocorra fora do período de jejum.

Hidratantes, esmaltes escuros ou maquiagem de qualquer tipo devem ser deixados de lado no dia da cirurgia. A internação posterior a cirurgia poderá variar de acordo com o tipo de procedimento realizado. É comum que ocorra em um intervalo entre 12h e 48.

Por fim, as consultas do pós-operatórias são de extrema importância para garantir uma cirurgia plástica segura e bem-sucedida, não ignore esta etapa das recomendações.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson