Tipos de cirurgias plásticas que você não pode deixar de conhecer

Há diversos tipos de cirurgias plásticas e o Brasil é hoje líder no ranking de procedimentos estéticos. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, são realizados anualmente 1.5 milhão de cirurgias.

A popularidade dos procedimentos estéticos reside no potencial de melhorar a aparência e a autoestima de pacientes, contribuindo para o bem-estar e para a qualidade de vida desses indivíduos.

Há uma grande variedade de melhorias que podem ser feitas e, para quem deseja conhecer as principais intervenções e saber mais a respeito dos diferentes tipos de cirurgias plásticas, acompanhe o conteúdo até o final. Confira!!!

Conheça os tipos de cirurgias plásticas


Entre os 1.5 milhão de procedimentos, estão cirurgias voltadas a diferentes regiões do corpo. Selecionamos as quatro principais para que você as conheça melhor. Veja:

1. A Mamoplastia

Há três tipos de mamoplastia: a de aumento, de levantamento e redutora. A mamoplastia de aumento consiste no implante de próteses de silicone nos seios. É indicada à indivíduos que desejam alterar o tamanho ou forma dos seios, também a mulheres que foram submetidas à mastectomia.

A de levantamento tem como objetivo deixar mais empinado os seios, mantendo o mesmo tamanho. Já a mamoplastia redutora é feita através da redução dos seios, deixando de ser apenas estética, mas também funcional, uma vez que seios volumosos podem afetar a estrutura corporal, provocando dores no corpo, principalmente nas costas.

2. Rinoplastia

Assim como ocorre na mamoplastia, a rinoplastia - que é mais um dos tipos de cirurgias plásticas - pode ser motivada por questões estéticas ou por recomendação médica para correção de problemas oriundos do septo nasal, que afeta o sistema respiratório e provoca ronco noturno.

Consiste em um procedimento que altera a estrutura do nariz, sendo bastante versátil e havendo infinitas possibilidades: é possível aumentar, diminuir, afinar ou projetar a ponta, na busca por uma proporção adequada ao restante do rosto.

Apesar de parecer, rinoplastia não é simples. É uma cirurgia muito delicada e que necessita um profissional qualificado para obter um resultado satisfatório e sem sequelas cirúrgicas. O resultado da cirurgia poderá aparecer somente após alguns meses. Inicialmente, provocará inchaço impedindo de visualizar a característica final do nariz.

3. Lipoaspiração

Serve à remoção da gordura localizada em regiões específicas do corpo. É muito comum que sejam realizados procedimentos no quadril, nas coxas, costas e no culote, mas há ainda diversas outras áreas que podem ser trabalhadas.

O objetivo da cirurgia de lipoaspiração é esculpir o corpo. Ela modela, mas não provoca a perda de peso ou emagrecimento. São removidas somente as gorduras localizadas impossíveis de serem solucionadas através de dieta e exercícios físicos.

Um procedimento de lipoaspiração pode trabalhar uma ou mais regiões na busca do corpo escultural. É indicada para mulheres e homens.

4. Abdominoplastia

Assim como no caso da lipoaspiração, é comum que as pessoas confundam a proposta da cirurgia. Esse é um dos tipos de cirurgias plásticas voltados à esculpir, não sendo recomendada a quem busca por emagrecimento - embora ocorra a perda de quilos e medidas.

A abdominoplastia, como o nome indica, é uma cirurgia para o abdômen, focada na correção estética da região, que pode ter sido afetada por gestações, grandes variações de peso ou envelhecimento.

5. Rejuvenescimento facial

O rejuvenescimento facial é uma cirurgia para reposicionar os tecidos da face e retirar a sobra de pele. É indicada para pessoas que não querem mostrar os primeiros efeitos de envelhecimento. Atinge inicialmente as pessoas com aproximadamente 50 anos, época em que as marcas da idade aparecem com maior rigidez.

Os diferentes tipos de cirurgias plásticas existentes tendem a auxiliar na correção de imperfeições e estas intervenções contribuem significativamente para a autoestima e bem-estar dos indivíduos, podendo impactar positivamente na saúde e garantir uma melhor qualidade de vida.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson