Tratamentos dermatológicos podem substituir as cirurgias faciais?

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o primeiro lugar no ranking de países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com uma pesquisa feita pela ISAPS — Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética — cerca de 13% de todas as cirurgias feitas no mundo são do Brasil.

Esse número demonstra que a cada dia mais e mais pessoas têm procurado esse tipo de procedimento. E esse aumento mostra a confiança que os pacientes têm nas cirurgias e a satisfação com os resultados. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas se os tratamentos dermatológicos realmente substituem as cirurgias plásticas, especialmente as faciais.

Você também tem essa dúvida? Então, continue com a gente. A seguir, você vai entender a diferença entre os procedimentos e se realmente um substitui o outro. Confira!

Qual a diferença entre tratamento dermatológico e cirurgia plástica?


Antes de mais nada, precisamos entender bem a diferença entre tratamento dermatológico e cirurgia plástica. Em geral, os tratamentos são realizados por médicos dermatologistas, biomédicos ou, até mesmo, por esteticistas. São procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos.

Eles têm como objetivo corrigir pequenas imperfeições e têm uma efetividade e durabilidade temporária. Por esse motivo, costumamos dizer que eles têm um certo limite, tanto de atuação quanto de duração.

Por sua vez, as cirurgias só podem ser feitas por médicos cirurgiões plásticos. Isto é, é preciso que o profissional seja formado em Medicina, que tenha feito residência em cirurgia geral e, posteriormente, que tenha feito outra residência médica em cirurgia plástica, além de ser devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina com habilitação para a área de cirurgia plástica.

Isso porque as cirurgias plásticas são procedimentos mais invasivos e requerem todos os cuidados de qualquer outra cirurgia. Mas, isso não significa que elas são perigosas ou oferecem riscos. Pelo contrário, quando realizadas por um profissional bem qualificado e experiente, são procedimentos seguros e com resultados surpreendentes.

Essas cirurgias têm como finalidade melhorar aspectos estéticos dos pacientes por meio de diversas técnicas que podem ser utilizadas em várias partes do corpo.

Quais os principais tratamentos dermatológicos procurados?


Os tratamentos estéticos normalmente tratam manchas, elasticidade da pele, amenizam linhas finas e proporcionam um aspecto mais rejuvenescido. Os procedimentos mais procurados são:

  • limpeza de pele;

  • peeling químico e físico;

  • preenchimento labial;

  • aplicação de toxina botulínica (botox);

  • preenchimento facial;

  • microagulhamento;

  • estimulação de colágeno;

  • fios de sustentação;

  • fios de bioestimulação;

  • aplicações de radiofrequências e lasers com o objetivo de melhorar a firmeza e a qualidade dos tecidos.


E quais são as cirurgias plásticas mais procuradas?


Há dois tipos de cirurgias plásticas: reparadora e estética. Ambas têm como objetivo reconstituir ou modificar uma parte do corpo humano. A reparadora trata de algum defeito de ordem funcional, como uma cicatriz ou redução de mamas que causam dores nas costas.

A estética tem o único propósito de melhorar a aparência. Elas têm resultado muito mais significativo e são definitivas.

As cirurgias plásticas mais procuradas são:

  • implantes de silicone;

  • lipoaspiração;

  • blefaroplastia (pálpebras);

  • abdominoplastia;

  • rinoplastia (nariz);

  • otoplastia (orelhas);

  • lifting facial;

  • lipoenxertia facial.


Os tratamentos dermatológicos podem substituir as cirurgias faciais?


Não. Como mencionamos, os tratamentos têm um efeito mais suave, são indicados para problemas mais amenos (como manchas e linhas finas) e seus resultados são temporários. Já as cirurgias corrigem ou modificam alguma área do rosto. Ou seja, em alguns casos, somente a cirurgia é que dará o resultado esperado.

Mas isso não significa que os tratamentos são ineficazes. A verdade é que eles são um ótimo complemento para as cirurgias plásticas, pois conseguem potencializar os resultados e manter sua beleza por muito tempo.

Além disso, os tratamentos dermatológicos são principalmente indicados para tratar o envelhecimento facial, de fato eles ajudam a diminuir as linhas de expressão e a qualidade da pele, porém sua eficácia atinge o ápice entre 30 e 40 anos. A partir do fim dos 40 anos e início dos 50 anos, essa eficácia é diminuída, necessitando de uma cirurgia plástica para que realmente exista a diferença.

Portanto, o ideal é sempre procurar um profissional experiente e de confiança para realizar uma avaliação e orientar o que é mais indicado para cada caso.

E aí, deu para entender quais as diferenças e principais características entre os Tratamentos dermatológicos e as cirurgias plásticas?

Então, entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação com um dos nossos profissionais. Fique de olho também no nosso blog e redes sociais, onde sempre estamos esclarecendo dúvidas e trazendo as últimas novidades em procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson