Miniabdominoplastia: o que é, pré e pós-operatório

Hoje vamos explicar melhor o que é a miniabdominoplastia, esse procedimento de menor escala, muito recomendado para pacientes que possuem pouca área flácida e que desejam moldá-la.

É só continuar lendo para saber quem pode fazer a miniabdominoplastia, como funciona a cirurgia, pré e pós-operatório, além de compreender quando os resultados da intervenção serão visíveis.

O que é a miniabdominoplastia?


A miniabdominoplastia é uma versão reduzida da já conhecida abdominoplastia, que é geralmente realizada apenas na região abaixo do umbigo e próxima a púbis, ou seja, deixando uma cicatriz menor.

O procedimento tem sido muito associado à lipoaspiração, sendo mais uma forma de definir e até esculpir o corpo, retirando gordura localizada, a pele flácida, e trazendo ao paciente um novo abdômen.

Ela é indicada para todos os pacientes?


Infelizmente não, sendo que a realização do procedimento exige uma boa avaliação da saúde do paciente, além de verificar como está a região a ser operada.

A miniabdominoplastia ainda é contraindicada para pacientes que tenham as seguintes condições de saúde:

  • Alto grau de obesidade.

  • É fumante.

  • Muita gordura visceral.

  • Planeja engravidar.

  • Problemas de saúde cardiovascular, de coagulação e no metabolismo.

  • Problemas psicológicos, ou mesmo dificuldade em compreender a realidade das situações.


Pré Operatório da miniabdominoplastia


Para uma cirurgia de miniabdominoplastia o médico irá avaliar diversos fatores, como a saúde (a partir de exames), mas também se o peso da paciente esteve estável nos últimos períodos.

Estando tudo certo, as orientações para antes da cirurgia é que medicamentos sejam suspensos. Além de jejum de 8 horas antes do procedimento.

A cirurgia


O procedimento cirúrgico da miniabdominoplastia começa com a anestesia. Depois o médico fará uma incisão a seis centímetros do púbis. Onde o excesso de pele será analisado e medido, para então ser retirado.

Por fim, a região passa pelas costuras necessárias até o momento de fechar. Garantindo assim uma nova região sem flacidez para a paciente.

Toda a cirurgia dura no máximo duas horas. Sendo que o tempo depende se o procedimento será feito em separado ou juntamente com outra ação estética.

Pós-Operatório


Depois de uma cirurgia de miniabdominoplastia o paciente precisa seguir algumas recomendações para que a área cicatrize bem e sem maiores problemas, como:

  • Se alimentar bem.

  • Realizar drenagem para ajudar na diminuição do inchaço e prevenir edemas.

  • Dormir sempre de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas e apoiadas com travesseiros. Isso ajuda a não comprometer a cicatrização.

  • Usar cinta modeladora para a região.


Sobre as atividades normais, como estudar e trabalhar, elas serão liberadas pelo menos uma semana após a miniabdominoplastia, dependendo do estado do paciente.

Atividades físicas podem ser liberadas depois de 45 dias se estiver tudo bem com a cicatrização. A avaliação do médico será essencial para não comprometer a saúde do paciente.

E os resultados da miniabdominoplastia só serão vistos cerca de 4 a 6 meses depois do procedimento, justamente porque a área demora um pouco a cicatrizar e carece de muitos cuidados!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson