Lipoenxertia facial: Saiba tudo sobre este procedimento estético

Durante o processo de envelhecimento, o rosto vai perdendo sua sustentação e as bochechas, ficam com aparência de estarem caídas. A lipoenxertia facial é uma técnica utilizada, justamente para melhorar a sustentação da pele.

Ela consiste em um método seguro de preenchimento facial, que usa a gordura do próprio corpo para suavizar as linhas de expressão. E dar mais volume, restaurando o contorno facial.

Neste artigo, vamos explicar exatamente como acontece a cirurgia e para quem ela é indicada. Confira!

Como funciona a Lipoenxertia facial


Basicamente, a Lipoenxertia facial é uma intervenção que usa a gordura do próprio corpo e a enxerta na face. A gordura pode ser retirada do abdômen, quadris, coxas ou então de outras partes.

Com isso, a gordura passa por um processo de purificação para, somente então, ser aplicada no rosto. O enxerto de gordura é feito a partir cânulas muito finas. E as regiões onde normalmente se faz essa reposição de gordura, são:

  • Malar

  • Mandíbula

  • Bochechas

  • Lábios

  • Região próxima aos olhos.


O procedimento geralmente é realizado com uso de anestesia geral ou então local por meio de sedação.

Principais efeitos da lipoenxertia facial


O paciente já consegue perceber os primeiros efeitos logo nos primeiros dias após o tratamento. E o resultado fica ainda mais evidente depois de algumas semanas, logo que o inchaço reduz.

Além de garantir um rosto remodelado, uma lipoenxertia facial pode oferecer outros efeitos, como:

  • Preenchimento das rugas e dobras faciais

  • Correção de assimetrias faciais

  • Mais firmeza para a pele

  • Melhoria na tensão da pele


Além disso, grande parte do volume que se implanta com este procedimento é reabsorvido pelo organismo. Dessa forma, é possível obter resultados que perduram por um tempo muito maior.

Cuidados pós-operatórios


Logo após a realização da Lipoenxertia facial, o paciente deve tomar alguns cuidados. Até mesmo para garantir uma recuperação rápida e não comprometer os efeitos do procedimento. Entre os principais cuidados, estão o de evitar tomar sol, assim como fazer exercícios físicos ou massagear a região do rosto nos primeiros 15 dias.

Além disso, também não se recomenda fazer uso de maquiagem ou abaixar a cabeça nas primeiras 3 horas após o procedimento.

Período de recuperação


A lipoenxertia facial tem uma recuperação rápida, geralmente 3 semanas, mas a recomendação é sempre manter repouso e se manter sem esforços, em demasia no primeiro mês.

Os desconfortos mais comuns que o paciente pode sentir após fazer uma lipoenxertia facial, são:

  • Sensação de dor;

  • Pequeno desconforto;

  • Inchaço local;



Em alguns casos também pode ocorrer acúmulo de líquido na região. Contudo, todos estes sintomas tendem a desaparecer gradualmente com o tempo.

A lipoenxertia facial combinado a outros procedimentos


É muito comum usarmos a lipoenxertia facial em conjunto com outros procedimentos faciais, com o objetivo de melhorar ainda mais o resultado. Exemplos: facelift deep plane e blefaroplastia.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar abaixo!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson