Lipoaspiração e lipoescultura: saiba a diferença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, as cirurgias mais procuradas, são aquelas que removem o excesso de gordura corporal. Principalmente a gordura localizada na região do abdômen. Entre os procedimentos estéticos realizados com esta finalidade, a lipoaspiração e lipoescultura se destacam. Mas afinal, qual é a diferença entre elas?

Embora as técnicas de lipoescultura e lipoaspiração sejam semelhantes, elas são cirurgias com indicações diferentes. Porém, podem ser usadas concomitantemente.

Para que entenda melhor essa distinção, separamos nesse post as principais diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura. Confira!

O que é Lipoaspiração?


A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que visa a retirada do excesso de gordura localizada, em uma determinada área do corpo, como, na barriga, coxas, flancos, costas. Essa remoção acaba fazendo um contorno corporal.

Um procedimento que pode ser realizado em homens e mulheres, mas a grande procura está relacionada ao sexo feminino.

Ao falar da técnica, precisamos salientar que começa pela anestesia geral. Após a anestesia fazer efeito é feita a delimitação da área, que será feita a retirada da gordura.

Logo depois, são feitas pequenas incisões e inserção de um tubo fino que solta a gordura em excesso na região. A partir do momento que a gordura é solta, ela será aspirada, através de um dispositivo médico acoplado.

O que é Lipoescultura?


A lipoescultura é uma cirurgia, que envolve uma técnica chamada lipoenxertia. Nesta técnica, basicamente se usa a gordura que está sobrando, em alguma parte do corpo, e a transferir para outra parte.

Dessa forma, você consegue dar maior volume, afim esculpir o corpo preenchendo, aumentando e modelando as estruturas. Que por vezes podem estar flácidas ou caídas, em função do tecido adiposo ou envelhecimento.

Na lipoescultura, se aplica a técnica através da infiltração da solução de Klein. Este é um composto de soro fisiológico e adrenalina, que diminui as chances de sangramento e por consequência trauma cirúrgico.

Logo após a aplicação da solução é feito a lipoaspiração onde se introduz cânulas na pele, que chegam ao tecido adiposo. E retiram a gordura através de um sistema de vácuo.

Por fim, trata-se a gordura retirada para poder enxertá-la no local onde o paciente solicitou.

O procedimento leva, em torno de 2 horas, importante observar a escolha do médico, deve ser um profissional bem qualificado.

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?


A lipoaspiração e lipoescultura, são cirurgias que usam a mesma técnica. Ou seja, em ambas é preciso inserir uma cânula para aspirar a gordura de determinadas regiões do corpo do paciente.

Contudo, a diferença está no destino que a técnica dá para a gordura retirada. Na lipoaspiração, se descarta a gordura. Enquanto isso, na lipoescultura o cirurgião faz o tratamento dela, e depois a reinsere novamente no corpo para preencher e modelar as áreas do corpo.

Posso fazer lipoaspiração e lipoescultura juntas?


Sim! Muitos cirurgiões tendem a indicar a lipoaspiração e lipoescultura em conjunto, porque são procedimentos que se completam.

Dessa forma, é possível retirar a gordura dos locais que mais incomodam. E, depois reinserir novamente nos locais onde você quer maior contorno do corpo, tudo isso na mesma cirurgia.

Podemos ressaltar aqui, também, o benefício de se recuperar de ambos os procedimentos ao mesmo tempo.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson