Dermoabrasão e peeling químico: conheça as diferenças no tratamento de manchas e cicatrizes

Podemos perguntar para qualquer pessoa, provavelmente ela terá alguma cicatriz, mancha, ruga ou descoloração na pele decorrente de fatores diversos, como acne, exposição frequente ao sol, acidentes ou envelhecimento natural. É comum nos acostumarmos com essas irregularidades na nossa pele, pois principalmente quando são marcas leves, elas acabam se tornando parte de nossa fisionomia. No entanto, quando essas marcas são mais visíveis e profundas, podem trazer desconforto e insegurança para muitas pessoas, que precisam se habituar à imperfeições que provocam grandes impactos em sua autoestima.

Acontece que não é preciso se acostumar com isso, pois existem tratamentos simples e pouco invasivos que podem melhorar a aparência de sua pele, desde marcas superficiais até as mais profundas. Conheça mais sobre as técnicas de dermoabrasão e peeling químico, saiba quais as possibilidades de resultados a serem alcançados e reflita se essas podem ser alternativas interessantes para melhorar a aparência de sua pele.

O procedimento de dermoabrasão
É uma técnica que remove as camadas exteriores da pele por meio de raspagem cirúrgica, dando uma textura mais suave e aparência regular. É usada, principalmente, para tratar cicatrizes – de acne, acidentes ou procedimentos cirúrgicos anteriores –, suavizar rugas superficiais ou também, na remoção de tumores pré-cancerígenos, chamados de queratoses. De acordo com a necessidade do paciente, poderá ser realizado em conjunto com outras técnicas, como o peeling químico ou levantamento facial (facelift).

Antes do procedimento será aplicada uma anestesia local (em casos mais severos, poderá ser usada anestesia geral), então será feita a raspagem contínua da área até que as camadas mais superficiais sejam removidas, esse procedimento pode levar de alguns minutos até uma hora e meia, de acordo com a severidade e extensão da área a ser tratada.

O procedimento de peeling químico
Esta técnica é feita geralmente no rosto, pescoço e mãos; podendo variar em três níveis de complexidade, de acordo com o tipo da necessidade do paciente. O procedimento consiste basicamente na aplicação de soluções químicas na área a ser tratada, melhorando a textura da pele ao remover as camadas exteriores danificadas.

- Peeling superficial: utiliza-se uma combinação de produtos químicos brandos, como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico, que agirão na pele por até 10 minutos. É possível tratar áreas com pigmento irregular, ressecamento, acne ou rugas superficiais, pois essas substâncias atuam somente na camada superficial da pele, esfoliando-a levemente;

- Peeling médio: nesse procedimento, que também dura em torno de 10 minutos, será usada uma solução mais potentes que atinge a camada superficial (epiderme) e parte da camada abaixo (derme), composta de ácido tricloroacético, podendo ser usado em combinação com o ácido glicólico, de acordo com a decisão de seu especialista. Com esse tipo de procedimento é possível tratar cicatrizes de acne, rugas mais profundas e coloração desigual da pele.

- Peeling profundo: utilizado para tratar rugas e cicatrizes severas. Para este tipo de peeling, será necessária uma preparação da pele a base de vitamina A (podendo ser alterada, caso o indivíduo possua algum tipo de intolerância) antes do tratamento por até 8 semanas, de modo a deixar a camada superficial da pele mais fina para melhor penetração da solução química e também atuando na aceleração do processo de cicatrização posteriormente.

Antes da aplicação será necessária a sedação sob anestésico local e a solução, composta por fenol, atuará na área a ser tratada de 30 a 120 minutos. Após isso, será aplicada uma camada espessa de vaselina que irá cobrir as crostas formadas após o procedimento, ela deverá ser mantida por 2 dias.
Por ser um procedimento um pouco mais intenso, alguns dos efeitos que podem ocorrer após o peeling profundo é a perda da capacidade de desenvolver pigmento (bronzeado), por isso a tonalidade da sua pele irá influenciar ainda mais os resultados.

O processo de recuperação pós-tratamento
Em ambos os procedimentos – dermoabrasão e peeling químico – ocorrerá a remoção das camadas mais superficiais da pele, o que a tornará bastante sensível ao contato e à luz solar até que ocorra a regeneração da nova camada. É comum ocorrer vermelhidão, inchaço, ardor ou queimação leve, alteração na pigmentação e coceira, até que a cicatrização esteja completa, geralmente em torno de 7 a 10 dias.

Durante esse período será necessário evitar qualquer tipo de contato e exposição solar da área tratada, assim como o uso de barbeadores e maquiagem.

Nas consultas de avaliação posteriores, seu especialista poderá prescrever analgésicos para amenizar o ardor e a queimação, pomadas para alívio da coceira, compressas especiais e/ou o uso de emolientes para acelerar o processo de recuperação e aos poucos, sua rotina e atividades cotidianas serão liberadas de acordo com seu progresso.

No entanto, mesmo após as duas primeiras semanas, será necessário um cuidado intenso da pele tratada, evitando a exposição solar direta de 6 a 12 meses, para que não ocorra influência em algum tipo de alteração na pigmentação natural. Também tendo o cuidado em evitar, durante esse período e de acordo com o aconselhamento de seu médico, a ingestão de bebidas alcoólicas, a exposição à água com cloro (em piscinas, por exemplo) e evitar atividades e esportes propensos à ocorrência de colisões.

No tratamento com peeling químico, especificamente, devido o uso de determinadas substâncias químicas potentes, também é normal ocorrer descamação e a formação de crostas durante o processo de cicatrização, até que seja formada a nova camada de pele.

Dentre as técnicas de dermoabrasão e peeling químico, será o seu especialista quem irá identificar qual a melhor alternativa para o seu caso, de acordo com as características de sua pele e seu histórico clínico. Também será possível iniciar um tratamento utilizando as duas técnicas em conjunto, de acordo com a complexidade da situação.

Se depois de consideradas as particularidades de cada tratamento, você tiver interesse em iniciar um tratamento desses em sua pele, sinta-se à vontade para agendar uma consulta avaliativa em uma de nossas clínicas. Nossa equipe de profissionais estará à disposição para sanar dúvidas e verificar qual a melhor abordagem para atingir os resultados que irão dar nova aparência à sua pele.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson