Cuidados pós-lipoaspiração: o que fazer e qual a importância disso para o corpo

Os cuidados pós-lipoaspiração são fundamentais para uma boa recuperação e o alcance de resultados melhores. Nesse procedimento fazemos a retirada do excesso de gordura localizada, a fim de eliminar o volume e promover um melhor contorno para a silhueta.

Sendo assim, adotando os cuidados certos, permitimos ao corpo se ajustar as suas novas formas e evitamos complicações, que ocorrem quando o pós-operatório não é realizado da maneira mais adequada.

Para que isso não aconteça com você, veja quais são esses cuidados após a lipoaspiração e a importância que eles têm para o corpo e a saúde.

Uso da cinta elástica


A cinta elástica, ou malha compressiva, tem a função de comprimir o local que foi submetido à lipoaspiração para modelar as curvas, facilitar os movimentos, trazer mais conforto, segurança e controlar possíveis inchaços e a dor. O ideal é que ela seja utilizada por pelo menos quatro semanas.

A escolha deve ser bem-feita porque ela precisa permanecer justa, mas de uma forma confortável, sem apertar demais para não atrapalhar a cicatrização nem machucar a pele. É interessante adquirir a cinta conforme a orientação do cirurgião e ela precisa ser levada no dia da cirurgia.

Manter o repouso é um dos cuidados pós-lipoaspiração


O tempo de internação da lipoaspiração costuma ser de 12 a 24 horas, em seguida o paciente recebe alta para ir para casa, mas precisa continuar mantendo o repouso e não fazer esforços excessivos. Isso vai evitar dores, desconfortos e possíveis complicações, como má cicatrização, inflamações e sangramentos.

Quanto à realização de atividades físicas, é preciso manter um tempo de repouso de cerca de 7 a 10 dias. Esse período pode ser diferente para cada pessoa, então, é fundamental conversar com o cirurgião para que ele faça uma recomendação personalizada, inclusive de acordo com o tipo de lipoaspiração e o local em que ela foi feita.

Evitar a posição sentada


Isso não significa que o paciente não possa se sentar. Ele precisa evitar permanecer muito tempo na posição sentada ou deitada. Isso porque é preciso movimentar o corpo para favorecer a circulação sanguínea e evitar a formação de trombos.

Caminhadas suaves devem ser feitas dentro de casa, evitando locais com obstáculos. Essa movimentação pode aumentar de forma gradativa de acordo com aquilo que for confortável para cada pessoa e sempre com segurança.

Drenagem linfática


Cerca de quatro dias depois da cirurgia é recomendado que o paciente comece a fazer sessões de drenagem linfática. Essa técnica também contribui para eliminar o inchaço e as depressões da área operada, para que ela fique com um aspecto liso.

Será recomendado um determinado número de sessões, e é fundamental respeitar essa quantidade para garantir o sucesso do procedimento e evitar os edemas. A drenagem pode ser feita usando aparelhos ou de forma manual, sempre conforme a indicação do médico.

Cuidados pós-lipoaspiração: ingestão de água


A água é fundamental também nos cuidados pós-lipoaspiração. Mantém a hidratação do organismo evitando a ocorrência de tonturas, contribuindo para o bom fluxo sanguíneo e a eliminação de líquidos retidos. Além disso, favorece a cicatrização e auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico.

Alimentação equilibrada


É muito importante comer bem depois de fazer a lipoaspiração porque o organismo precisa se recuperar do estresse que sofreu. É fundamental fazer refeições nutritivas que contenham alimentos naturais, levando nutrientes para o corpo. A boa nutrição também favorece a cicatrização dos tecidos e evita a ocorrência de inflamações.

Cuidados pós-lipoaspiração: exposição ao sol


Para finalizar os cuidados após lipoaspiração, é importante evitar a exposição ao sol. As altas temperaturas podem causar sangramentos e favorecer processos inflamatórios. O calor causa desconforto para quem se submeteu a uma cirurgia, e por isso muita gente costuma fazer plástica durante o inverno.

Todos esses cuidados pós-lipoaspiração são essenciais para que a sua recuperação aconteça sem complicações e você alcance melhores resultados. Não se esqueça de que o cirurgião poderá fazer ainda outras recomendações mais específicas, e todas elas precisam ser seguidas à risca para preservar sua saúde.

Você sabia que existem diversos tipos de lipoaspiração? Confira quais são as opções e as características de cada um desses procedimentos.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson