Combinação de cirurgias: o que é, principais vantagens e tipos

O termo combinação de cirurgias pode não ser muito comum, mas com certeza você já ouviu alguém falando sobre a cirurgia que fez no abdômen, utilizando ao mesmo tempo mais de um procedimento estético.

Hoje vamos explicar melhor como a combinação de cirurgias realmente acontece, de maneira que você saiba como solicitá-la e o que será analisado para que um processo do tipo seja realizado. Permaneça lendo, e saiba mais!

O que é combinação de cirurgias?


A combinação de cirurgias é um processo muito utilizado nas cirurgias plásticas, podendo ser feita a pedido do paciente (quando existe a possibilidade), ou por indicação do cirurgião.

O processo consiste em combinar diversos procedimentos estéticos em apenas um momento cirúrgico, sendo feitos pelo mesmo Cirurgião Plástico ou por mais de um profissional, e no mesmo dia.

Principais vantagens



  • Menores gastos, já que se paga por apenas uma internação, anestesia, gastos envolvendo o centro cirúrgico, dentre outros.

  • Não ter de perder muito tempo nos processos de pré e pós cirúrgico, pois os procedimentos serão juntos.

  • Passar por apenas um processo de recuperação, envolvendo todos os procedimentos realizados.


O que se considera para uma combinação de cirurgias?


Embora existam boas vantagens para o paciente, a combinação de cirurgias só é organizada pelo Médico quando alguns itens são plenamente atendidos, como:

  • O paciente está com a saúde boa – sendo que diversos exames clínicos são feitos para que se tenha certeza de que tudo no corpo do paciente vai bem. E que ele vai resistir ao amplo procedimento cirúrgico.

  • O paciente sabe a realidade do pós operatório – já que o processo, embora único caso se faça a combinação de cirurgias, pode trazer bastante dor e desconforto, bem como mobilização de movimentos.

  • Tempo médio da cirurgia – sendo essencial que a combinação de cirurgias não passe de 4 horas, contando o período de anestesia. Para que assim a saúde do paciente seja resguardada e processos como infecções, tromboses e embolias sejam evitados.

  • As áreas a serem operadas são próximas – item essencial para que a combinação de cirurgias possa efetivamente acontecer, considerando que certas áreas do corpo não privilegiam procedimentos feitos juntos.


Cabe ao Cirurgião Plástico avaliar bem cada um destes fatores. E assim tomar a decisão sobre realizar ou não a combinação de cirurgias.

Tipos de cirurgias que mais são combinadas


Atualmente, existem possibilidades variadas de combinação de cirurgias. Já que cada paciente que busca procedimentos do tipo possui desejos e necessidades muito específicas em relação ao próprio corpo.

Porém os processos mais procurados para combinação de cirurgias são:

  • Abdominoplastia realizada juntamente com Lipoaspiração.

  • Lipoaspiração feita junto com cirurgia de Mamoplastia (para aumentar ou reduzir os seios).

  • Mamoplastia feita em conjunto com o procedimento de Lipoescultura.

  • Cirurgia nas pálpebras (Blefaroplastia) feita com a cirurgia de Lifting facial.


Dentre tantos outros procedimentos que são aproximados de acordo com as necessidades do paciente. Ou então por sua saúde e pelas possibilidades de realizar a combinação de cirurgias. A fim de atender ao que se espera.

Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada. Sendo essencial para trazer não apenas as mudanças físicas que os pacientes esperam, mas também as vantagens agregadas. Portanto, economizando tempo e dinheiro nos procedimentos!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson