Reconstrução mamária

A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a retirada do tumor (nodulectomia) ou da mama inteira (mastectomia).

Conheça mais detalhes

Indicada para mulheres que tiveram os seios removidos por causa de um problema de saúde, ou para quem quer alterar a forma, o tamanho e a aparência dos seios, a reconstrução mamária é uma opção bastante procurada.

O tempo da cirurgia varia muito conforme a situação da paciente e é comum que além da reconstrução mamária, o cirurgião opte por procedimentos complementares.

De forma geral, a reconstrução mamária se divide em fases, desde a avaliação, a retirada de excessos a reconstrução das glândulas e não existe uma regra para o que vem primeiro, já que cada caso tem suas particularidades.

Durante a cirurgia, é possível reconstruir desde o mamilo até a aréola inteira. Para este tipo de procedimento, também vale destacar a necessidade de uma anestesia geral.

Preparação da cirurgia

Independente do contexto, toda pessoa que passa por uma reconstrução mamária precisa seguir alguns passos. O primeiro é uma conversa com o especialista para alinhar expectativas.

Depois disso, é preciso fazer exames laboratoriais como hemograma, eletrocardiograma ultrassom e mamografia.

O uso de medicamentos também deve ser cortado, especialmente se forem aspirinas ou anti-inflamatórios e remédios naturais.

Caso o paciente fume, é importante largar o cigarro antes da cirurgia e por fim, é necessário ficar em jejum absoluto oito horas antes do procedimento.

Após o procedimento

Além de evitar esforços físicos e exposição ao sol, o paciente precisa ficar atento a um dreno temporário que é colocado sobre a pele para sangue e fluído.

Seguir os cuidados de higiene e de curativo e tomar os medicamentos ajuda a reduzir o risco de infecção.

Além disso, não é aconselhável fumar após a cirurgia e é recomendado ter uma alimentação adequada para que a recuperação seja de sucesso. Assim como nas demais cirurgias, é necessário que o paciente faça acompanhamento médico, informando o especialista de todas as condições da cirurgia.

Certificações
Certificações
Certificações
Certificações
Certificações
Certificações
Certificações
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson