Sobre a cirurgia

Conheça mais detalhes

Dentre os diversos procedimentos de cirurgia plástica disponíveis atualmente, a rinoplastia (nome técnico para a cirurgia do nariz) é o tipo mais complexo de ser realizado com excelência.

O nariz é um dos elementos mais marcantes do rosto de uma pessoa e pequenas irregularidades no formato podem causar grandes problemas na autoestima. Atualmente, as técnicas de rinoplastia desenvolvidas conseguem corrigir essas imperfeições de forma a harmonizar a simétrica facial e também auxiliar num melhor funcionamento do sistema respiratório.

Além da harmonia com o rosto, na prática, a rinoplastia pode melhorar a respiração, o sentido do olfato e trazer mais qualidade de vida para quem sofre com essas deformidades adquiridas ou congênitas.

Em nossas clínicas, fornecemos o apoio de profissionais qualificados para sanar todas as suas dúvidas, seja referente ao processo cirúrgico ou aos cuidados pós-operatórios. Caso esteja considerando passar por uma rinoplastia, agende uma consulta e obtenha todas as informações necessárias para te auxiliar nessa decisão.

Anestesia

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Devemos levar em consideração fatores muito importantes como: doenças pré-existentes, exames pré-operatórios, profissionais competentes, equipamentos modernos e hospitais com infraestrutura adequada ao porte cirúrgico.

É de total relevância saber o histórico do paciente e ter uma avaliação clínica que permita indicar o procedimento. O monitoramento adequado utilizando-se de todos os recursos tecnológicos hoje acessíveis, permitem o controle da frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação, controle das vias aéreas, manutenção da temperatura corpórea, prevenção de trombose e até mesmo determinação do nível de consciência dos pacientes.

Antes de qualquer cirurgia, é fundamental que você passe por uma avaliação médica e alinhe todas as dúvidas e expectativas com o cirurgião. Em algumas situações, é comum que mais de um médico avalie o caso antes da cirurgia.

Na avaliação, a idade e as condições de saúde do paciente contam bastante para os próximos passos e geralmente é necessário fazer alguns exames pré-operatórios, como exames de sangue (hemograma e coagularama), radiografia de face e eletrocardiograma.

De forma simples ou estruturada, a rinoplastia é uma cirurgia que dura em média de duas a três horas e que requer aplicação de anestesia que pode ser geral ou local, dependendo da situação. Depois disso, o cirurgião separa a pele do osso e a cartilagem é esculpida de forma que a pele se adapte ao novo formato.

De forma geral, o médico avalia a proporção da face, os ângulos nasais, as características da pele e o que precisa ser melhorado também para a qualidade de vida. Por isso é muito importante que a escolha do médico seja criteriosa, afinal, a rinoplastia é um processo artesanal e que requer habilidades precisas e certeiras para que tudo funcione conforme o esperado.

Outro ponto fundamental são os cuidados que devem ser seguidos depois da rinoplastia. Caso a pessoa seja fumante, por exemplo, nada de cigarro na boca durante duas ou três semanas depois do procedimento. Além disso, é necessário tomar cuidado com os curativos que permanecem na região operada durante uma semana.

Gripes e resfriados, infecção na pele e álcool em excesso antes da cirurgia também são coisas que podem impedir o paciente de operar. Também é bom evitar remédios e chás antes da cirurgia, pois essas substâncias podem alterar a coagulação do sangue.


Hospitais

Excelentes hospitais para cirurgia plástica

Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.

Thomas benson
Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.

Thomas benson
Hospital Moriah

O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.

Perguntas frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns

Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!

É inevitável, a partir do momento em que se faz um corte ou incisão na pele, existirá uma cicatriz. No entanto, existem medidas a serem tomadas – durante e após a cirurgia – para deixá-las menos aparentes.

A rinoplastia é realizada com uma pequena incisão na região inferior do nariz, que após aproximadamente 1 mês de pós-operatório, sua cicatrização fica imperceptível.

Em apenas 3 semanas já é possível ter uma boa ideia do resultado da rinoplastia, por ser ainda recente é possível que haja um pouco de inchaço, portanto é recomendado o período de 6 a 12 meses para que se tenha o resultado final.

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Na maioria dos casos, utiliza-se um tipo de fita específica para a região operada, que contribui com a minimização da cicatriz. Nos casos onde houve a necessidade de fratura, é utilizado uma espécie de gesso artificial pequeno, que permanece por até 7 dias.

É indicado evitar a exposição das cicatrizes ao sol no primeiro mês, mesmo com protetor solar.

Isso acontece pois as cicatrizes não possuem a mesma quantidade de pigmentos para proteger a pele da ação dos raios solares e sob exposição, elas estão propensas a escurecer, portanto é muito importante a utilização diária do protetor solar sobre a área operada.

Assim como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia plástica possui certos riscos. Contudo, existem sempre diversas formas de diminuir esses riscos para que a cirurgia seja segura.

Além de uma equipe extremamente capacitada, a utilização de equipamentos de alta tecnologia facilitam o controle de qualquer situação. Alguns dos equipamentos utilizados em todas as cirurgias para manter a segurança dos nossos pacientes são:

Mantas térmicas
Utilizamos as mantas térmicas para que o paciente esteja sempre aquecido e com a temperatura corporal estabilizada. Isso garante maior tranquilidade e mais segurança no procedimento cirúrgico.

Meias elásticas e massageador
Em todas as cirurgias nossos pacientes utilizam as meias elásticas em conjunto com o Massageador de Compressão Pneumática (SCD) nas pernas, o que previne complicações no sistema circulatório.

Monitorização do Índice Bi-Espectral
A monitorização do Índice Bi-Espectral (BIS) é um sistema que analisa continuamente electroencefalogramas para determinar o nível de consciência dos pacientes, estabilizando-a sempre que necessário.

O nível de dor e inchaço no pós-operatório da rinoplastia é leve, principalmente pela prescrição de remédios específicos para a dor. Em alguns poucos casos há a necessidade de fratura no osso do nariz, nesses casos, é comum haver um pouco mais de inchaço nos primeiros 7 a 8 dias, caso não seja necessário, o inchaço é leve e não dura mais que 1 semana.

Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.

Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.