Sobre a cirurgia

Conheça mais detalhes

Queridinha entre as mulheres que desejam aumentar o volume e a forma dos seios, a prótese de mama é uma cirurgia muito procurada em todos os consultórios de cirurgia plástica.

Com anestesia peridural ou geral, a cirurgia de prótese de mama dura em média duas horas. Durante o procedimento, o cirurgião faz uma incisão no sulco mamário ou na região da axila. Geralmente, a do sulco mamário é a opção mais utilizada, considerando o acesso a região onde a prótese será colocada e escondida pelo sutiã.

Vale lembrar que a posição do implante depende muito da anatomia do paciente, mas em um contexto gera há duas formas: abaixo da glândula mamária (procedimento conhecido como subglandular/subfascial) ou abaixo do músculo peitoral (submuscular).

Além dos exames pré-operatórios da rotina, é comum que o cirurgião peça para a paciente exames de imagem que são complementares como ultrassom de mama ou mamografia.

Antes e depois

Conversar com o médico e avaliar qual o melhor formato, material e tamanho da prótese de silicone é uma coisa muito importante para fazer antes da cirurgia.

É bom evitar medicamentos e estar em boas condições de saúde física e emocional para fazer a cirurgia e mesmo depois da prótese implantada os cuidados continuam.

No primeiro mês, por exemplo, é fundamental evitar esforços físicos nos braços. Ou seja: nada de academia ou outros exercícios físicos pesados.

Também é importante usar sutiã por 24h no primeiro mês e não é recomendado dormir de bruços, em cima da região operada. Se você for fumante, esqueça o cigarro após o primeiro mês da cirurgia. Contrariar essa indicação afeta a cicatrização da cirurgia e consequentemente os resultados.

Também não se deve tomar sol em um período de 2 a 3 meses após o procedimento. Mesmo depois deste tempo, a exposição poder ser realizada desde que as cicatrizes estejam cobertas com um esparadrapo branco.


Hospitais

Excelentes hospitais para cirurgia plástica

Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.

Thomas benson
Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.

Thomas benson
Hospital Moriah

O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.

Perguntas frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns

Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!

É inevitável, a partir do momento em que se faz um corte ou incisão na pele, existirá uma cicatriz. No entanto, existem medidas a serem tomadas – durante e após a cirurgia – para deixá-las menos aparentes.

A cicatriz para colocação de prótese de silicone depende do tipo de indicação e seu objetivo, que pode ser em volta da aréola, ou então em formato de T invertido, que se extende da aréola ao sulco inframamário.

Desde a marcação das incisões, as suturas, os curativos e pós-operatório, existem diversas medidas utilizadas para minimizar as cicatrizes, aplicando curativos específicos para a diminuição das cicatrizes até que estejam praticamente imperceptíveis.

As próteses colocadas antigamente mostravam rupturas espontâneas com 15 anos de uso na metade dos casos, dessa forma, era realmente indicada a troca a cada 10 anos para que isso não ocorresse.

As próteses utilizadas atualmente possuem uma tecnologia diferenciada, melhor qualidade e prometem que não há mais a necessidade dessa troca agendada, porém, como ainda não se passou o período médio de duração das próteses antigas, ainda é apenas uma hipótese. Contudo, podem ocorrer situações pontuais que podem levar à troca da prótese, como por exemplo a contratura capsular.

A contratura capsular é uma reação do corpo humano, onde toda vez que o organismo detecta algum corpo estranho, a sua reação natural é de tentar expulsá-lo ou absorvê-lo. Neste caso, o corpo cria uma película em torno do implante, que é chamada de cápsula.

Em um número pequeno de pacientes, essa cápsula começa a se contrair e apertar a prótese, levando à mudança de formato e ocasionando dores. Como tratamento, a troca da prótese de silicone é recomendada.

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Existem diversos tipos de próteses de silicone porém não existe uma que seja melhor em geral. Neste caso, para cada objetivo vale a pena escolher uma que seja a mais indicada para o tipo de resultado desejado, porém também pode ser escolhida devido à preferência do cirurgião.

É indicado evitar a exposição das cicatrizes ao sol nos primeiros meses, mesmo com protetor solar.

Isso acontece pois as cicatrizes não possuem a mesma quantidade de pigmentos para proteger a pele da ação dos raios solares e sob exposição, elas estão propensas a escurecer, portanto é muito importante a utilização diária do protetor solar sobre a área operada.

Assim como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia plástica possui certos riscos. Contudo, existem sempre diversas formas de diminuir esses riscos para que a cirurgia seja segura.

Além de uma equipe extremamente capacitada, a utilização de equipamentos de alta tecnologia facilitam o controle de qualquer situação. Alguns dos equipamentos utilizados em todas as cirurgias para manter a segurança dos nossos pacientes são:

Mantas térmicas
Utilizamos as mantas térmicas para que o paciente esteja sempre aquecido e com a temperatura corporal estabilizada. Isso garante maior tranquilidade e mais segurança no procedimento cirúrgico.

Meias elásticas e massageador
Em todas as cirurgias nossos pacientes utilizam as meias elásticas em conjunto com o Massageador de Compressão Pneumática (SCD) nas pernas, o que previne complicações no sistema circulatório.

Monitorização do Índice Bi-Espectral
A monitorização do Índice Bi-Espectral (BIS) é um sistema que analisa continuamente electroencefalogramas para determinar o nível de consciência dos pacientes, estabilizando-a sempre que necessário.

Não há dores no pós-operatório e isso acontece devido a prescrição de medicações específicas para a dor. O pós operatório da colocação de próteses de silicone é bem tranquilo. Há apenas a recomendação da limitação dos movimentos dos braços por 10 a 14 dias e também é indicado dormir com as costas para baixo pelo mesmo período.

Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.

Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.

Atualmente a melhor conduta para a colocação de próteses de silicone em um paciente que possui uma boa anatomia é posicionada por cima das fibras do músculo, porém por baixo da pele do músculo, porém não abaixo da glândula.

Existem casos onde não há tecido mamário suficiente, então a melhor indicação seria posicionar a prótese por baixo do músculo para que haja uma boa cobertura da prótese.