Sobre a cirurgia
Conheça mais detalhes
Assim como a prótese de silicone, a mamoplastia é uma cirurgia para os seios, com a diferença que ela pode aumentar ou reduzir o tamanho dessa parte do corpo.
No caso da mamoplastia de aumento, o cirurgião também realiza incisões na região para implantar a prótese com o formato, a textura e o tamanho adequado escolhido pela mulher.
Já na mamoplastia redutora, o cirurgião faz algumas incisões que começam ao redor da aréola e vão até o sulco mamário e horizontal desta parte do corpo que também é conhecida como “T” invertido.
Depois disso, é feita a mobilização do tecido mamário e a redução do excesso de mama conforme a necessidade da paciente.
Além de diminuir ou aumentar os seios, a mamoplastia também é indicada para a reconstrução das mamas que sofreram acidentes ou retiradas em função de um câncer.
Antes e depois
Assim como nos outros procedimentos, nunca é demais lembrar que a paciente deve estar segura de si para aderir a mamoplastia. É necessário também realizar exames de rotina como os de sangue e eletrocardiograma além de exames de imagem como a mamografia, ultrassonografia e seguir toda as orientações médicas em relação a jejum e ao tempo de internação.
Depois da mamoplastia, a mulher deve redobrar os cuidados na fase pós-operatória, tais como:
- Usar sutiã cirúrgico ou sutiã de sustentação durante 30 dias;
- Não dormir de lado por um mês e evitar dormir na posição de bruços;
- Evitar exercícios físicos por 90 dias;
- Não passar creme no corte cirúrgico;
- Cuidar da higiene e dos pontos com delicadeza;
Hospitais
Excelentes hospitais para cirurgia plástica
Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.
Hospital Israelita Albert Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.
Hospital Moriah
O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.
Perguntas frequentes
Conheça as dúvidas mais comuns
Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!
A cicatriz da mamoplastia depende do tipo de indicação e seu objetivo, seja o levantamento das mamas, a redução ou até o aumento interferem na incisão, que pode ser em volta da aréola, ou então em formato de T invertido, que se extende da aréola ao sulco inframamário.
Desde a marcação das incisões, as suturas, os curativos e pós-operatório, existem diversas medidas utilizadas para minimizar as cicatrizes, aplicando curativos específicos para a diminuição das cicatrizes até que estejam praticamente imperceptíveis.
Em média é necessário aguardar de 3 a 6 meses para que o resultado final seja obtido.
Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.
Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.
Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.
Sim, os curativos aplicados são trocados uma vez por semana. É aplicado um curativo específico para minimizar as cicatrizes, que é trocado uma vez por semana para que se obtenha a melhor cicatrização possível. Esse curativo é mantido por 1 mês ou mais conforme a evolução da cicatriz do paciente.
É indicado evitar a exposição das cicatrizes ao sol nos primeiros meses, mesmo com protetor solar.
Isso acontece pois as cicatrizes não possuem a mesma quantidade de pigmentos para proteger a pele da ação dos raios solares e sob exposição, elas estão propensas a escurecer, portanto é muito importante a utilização diária do protetor solar sobre a área operada.
Assim como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia plástica possui certos riscos. Contudo, existem sempre diversas formas de diminuir esses riscos para que a cirurgia seja segura.
Além de uma equipe extremamente capacitada, a utilização de equipamentos de alta tecnologia facilitam o controle de qualquer situação. Alguns dos equipamentos utilizados em todas as cirurgias para manter a segurança dos nossos pacientes são:
Mantas térmicas
Utilizamos as mantas térmicas para que o paciente esteja sempre aquecido e com a temperatura corporal estabilizada. Isso garante maior tranquilidade e mais segurança no procedimento cirúrgico.
Meias elásticas e massageador
Em todas as cirurgias nossos pacientes utilizam as meias elásticas em conjunto com o Massageador de Compressão Pneumática (SCD) nas pernas, o que previne complicações no sistema circulatório.
Monitorização do Índice Bi-Espectral
A monitorização do Índice Bi-Espectral (BIS) é um sistema que analisa continuamente electroencefalogramas para determinar o nível de consciência dos pacientes, estabilizando-a sempre que necessário.
Essa escolha depende muito do desejo do paciente e do resultado que se espera obter com uma mamoplastia de levantamento ou redução, além disso, fatores como a própria anatomia do paciente e a quantidade de tecido no momento da indicação cirúrgica podem contribuir para a necessidade da utilização de uma prótese pequena, que em alguns casos ajuda a obtenção de um resultado mais favorável.
Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.
Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.