Sobre a cirurgia

Conheça mais detalhes

A cirurgia do lifting facial na prática consiste na retirada do excesso de pele e descolamento dela, além da suspensão da musculatura por meio de pontos e outros procedimentos combinados.

A ritidoplastia diminui as rugas da face através da atuação sobre a pele (com descolamento e retirada do excesso de pele) e da suspensão das estruturas subjacentes (musculatura da mímica facial) com a ajuda de pontos e outros procedimentos sobre a musculatura.

Na prática, isso significa que o lifting facial ajuda a reposicionar os tecidos e a retirada do excesso de pele faz com que as rugas, sulcos, flacidez e a famosa ‘papada’ no pescoço sejam amenizados de forma significativa.

No caso de afastamento dos músculos do pescoço, o cirurgião pode fazer uma incisão abaixo o queixo (submentoniana) para conseguir realizar o tratamento desta alteração com pontos e específicos de forma que a musculatura seja ajustada na posição correta.

Antes da cirurgia

O lifting facial é indicado para todos os pacientes que apresentam sinais claros de envelhecimento, queda da musculatura da face e diminuição da “maçã” do rosto. Não é aconselhável tomar medicamentos ou chás no período de uma semana antes da cirurgia porque isso pode afetar a coagulação.

Além disso, o paciente precisa ficar em jejum durante oito horas antes do procedimento. Neste caso, também é importante destacar que o paciente precisa de anestesia geral antes da cirurgia.

Cuidados

Assim como nas outras cirurgias, após realizar o lifting facial, o paciente precisa estar atento a limpeza dos curativos conforme orientação médica, além de evitar exposição ao sol, vento e friagem por três meses.

Para potencializar os resultados da riditoplastia, é indicado também realizar sessões de drenagem linfática. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar o cirurgião para garantir que a recuperação seja tranquila e adequada.


Hospitais

Excelentes hospitais para cirurgia plástica

Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.

Thomas benson
Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.

Thomas benson
Hospital Moriah

O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.

Perguntas frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns

Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!

É inevitável, a partir do momento em que se faz um corte ou incisão na pele, existirá uma cicatriz. No entanto, existem medidas a serem tomadas – durante e após a cirurgia – para deixá-las menos aparentes.

As incisões do lifting facial são tão bem posicionadas na região da orelha que assim que o inchaço cessar, as cicatrizes estarão totalmente imperceptíveis.

A estimativa média é de que a pessoa possa retornar às atividades sociais em até 2 semanas, nesse período já será possível esconder quase que praticamente qualquer indício do procedimento, uma vez que as cicatrizes estarão imperceptíveis e com o mínimo de inchaço, que pode persistir por 1 a 2 meses.

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Para esta cirurgia facial os curativos não são utilizados para evitar com que molhem, uma vez que o principal meio de recuperação para este procedimento é através das compressas frias que ajudam a diminuir o inchaço.

O tempo de internação pode variar com o tipo de procedimento facial escolhido, porém, é comum a alta ocorrer no dia seguinte à cirurgia. Isso acontece para que seja possível realizar alguns procedimentos que auxiliam na recuperação logo no hospital, como uma drenagem linfática que ajuda e melhora o aspecto e a sensação do paciente.

Assim como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia plástica possui certos riscos. Contudo, existem sempre diversas formas de diminuir esses riscos para que a cirurgia seja segura.

Além de uma equipe extremamente capacitada, a utilização de equipamentos de alta tecnologia facilitam o controle de qualquer situação. Alguns dos equipamentos utilizados em todas as cirurgias para manter a segurança dos nossos pacientes são:

Mantas térmicas
Utilizamos as mantas térmicas para que o paciente esteja sempre aquecido e com a temperatura corporal estabilizada. Isso garante maior tranquilidade e mais segurança no procedimento cirúrgico.

Meias elásticas e massageador
Em todas as cirurgias nossos pacientes utilizam as meias elásticas em conjunto com o Massageador de Compressão Pneumática (SCD) nas pernas, o que previne complicações no sistema circulatório.

Monitorização do Índice Bi-Espectral
A monitorização do Índice Bi-Espectral (BIS) é um sistema que analisa continuamente electroencefalogramas para determinar o nível de consciência dos pacientes, estabilizando-a sempre que necessário.

Os cuidados realizados na cirurgia e no pós-operatório amenizam tanto a dor como o inchaço. Com os cuidados adequados aliado à aplicação de compressas frias, é possível observar que o inchaço se mantém mínimo.

Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.

Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.