Sobre a cirurgia

Conheça mais detalhes

A ginecomastia é uma condição na qual homens possuem um aumento de tecido nas glândulas mamárias que atinge 60% dos homens.

Geralmente a cirurgia é indicada para os homens que mesmo após a fase da puberdade, continuam sofrendo com este problema e o tempo de cirurgia varia muito conforme a situação das glândulas, durando geralmente entre uma e duas horas.

Em casos onde existe apenas o acúmulo da gordura e a glândula não aumenta tanto assim, uma lipoaspiração já resolve o problema.

Agora quando a glândula mamária fica está com uma condição de hipertrofia, o cirurgião precisa realizar uma incisão simples para retirar este excesso.

Dependendo do caso, pode haver necessidade de técnicas combinadas, principalmente quando há excesso de pele e flacidez.

Nesta situação, além de remover os tecidos, o especialista precisa adequar a posição do mamilo e da aréola para que o tórax fique em harmonia com os mamilos.

Antes e depois

Além da avaliação médica, o paciente que passa pela ginecomastia precisa realizar exames pré-operatórios de rotina e avaliação das mamas com uma ultrassonografia.

Ao seguir essas recomendações, a recuperação do paciente acontece de forma gradual e saudável e em caso de qualquer sintoma como falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, o cirurgião deve ser procurado.

Depois de operar, o paciente precisa seguir alguns cuidados como, por exemplo:

  • Dormir de barriga para cima durante 30 dias;
  • Fazer acompanhamento médico;
  • Não fumar durante 15 dias após a cirurgia;
  • Usar um colete de elástico para melhorar a aderência da pele ao tórax durante 30 dias;

Hospitais

Excelentes hospitais para cirurgia plástica

Escolher um excelente hospital, com toda a infraestrutura necessária garante uma cirurgia de qualidade e uma excelente experiência ao paciente. Hoje em dia para o processo da cirurgia plástica, um hospital de qualidade é tão importante quanto uma equipe especializada e experiente.

Thomas benson
Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein é visto como um dos melhores hospitais da América Latina e tratando-se de cirurgia plástica, possui ótima estrutura oferecendo toda a segurança que o paciente e o cirurgião plástico necessitam.

Thomas benson
Hospital Moriah

O Hospital Moriah que iniciou os trabalhos em 2016 veio para concorrer com os melhores hospitais da cidade. O hospital tem excelente infraestrutura, inclusive UTI, Centro de Diagnóstico e preços mais atraentes.

Perguntas frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns

Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!

O melhor tratamento depende do que o exame físico ou ultrassom mostrarem. Caso os exames mostrem que há um componente de tecido glandular na região, então o melhor tratamento é através de uma ressecção mamária aliada a uma lipoaspiração.

Caso os exames não mostrem a presença de um tecido glandular, o tratamento do volume poderá ser realizado apenas com a lipoaspiração.

É possível ver um bom resultado em 2 a 3 semanas de pós-operatório, porém o resultado final geralmente leva em média 3 a 6 meses para concluir totalmente o processo.

Com os avanços em medicamentos e na tecnologia de equipamentos para controle e monitoramento do paciente, a anestesia geral se tornou a mais segura quando bem indicada.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Para o procedimento de ginecomastia é realizada uma incisão em formato de meia lua em volta do complexo aréolo papilar. Em alguns casos é possível ainda extender a incisão para o entorno completo do complexo aréolo papilar para remover um pouco de pele e consequentemente tratar a flacidez do tecido.

Para casos onde há flacidez, apenas a ginecomastia já surte um excelente resultado para o tratamento dessa flacidez, porém para otimizar ainda mais os resultados é possível também realizar a lipoaspiração com uma ponteira de laser, que auxilia na retração da pele flácida.

Assim como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia plástica possui certos riscos. Contudo, existem sempre diversas formas de diminuir esses riscos para que a cirurgia seja segura.

Além de uma equipe extremamente capacitada, a utilização de equipamentos de alta tecnologia facilitam o controle de qualquer situação. Alguns dos equipamentos utilizados em todas as cirurgias para manter a segurança dos nossos pacientes são:

Mantas térmicas
Utilizamos as mantas térmicas para que o paciente esteja sempre aquecido e com a temperatura corporal estabilizada. Isso garante maior tranquilidade e mais segurança no procedimento cirúrgico.

Meias elásticas e massageador
Em todas as cirurgias nossos pacientes utilizam as meias elásticas em conjunto com o Massageador de Compressão Pneumática (SCD) nas pernas, o que previne complicações no sistema circulatório.

Monitorização do Índice Bi-Espectral
A monitorização do Índice Bi-Espectral (BIS) é um sistema que analisa continuamente electroencefalogramas para determinar o nível de consciência dos pacientes, estabilizando-a sempre que necessário.

Não há dores no pós-operatório e isso acontece devido a prescrição de medicações específicas para a dor. A cirurgia da ginecomastia é bem tranquila, onde é necessário apenas limitar a movimentação dos braços nos primeiros 10 dias.

Tanto quanto uma boa técnica cirúrgica, como seguir as orientações do seu cirurgião são decisivas para obter os melhores resultados possíveis após a alta hospitalar.

Caso tenha em mente realizar algum procedimento cirúrgico, consulte nossa equipe para esclarecer todas as particularidades envolvidas no processo de recuperação.