Cirurgia plástica na terceira idade

Muitas vezes, a cirurgia plástica pode ser uma aliada da mudança e renovação, proporcionando aos pacientes, melhor qualidade de vida e independente da idade, uma coisa que não se discute é que devemos estar bem conosco, pois isso reflete no nosso dia a dia e autoestima.

Diferente do que muitos podem pensar, a cirurgia plástica não é apenas de exclusividade de jovens. Cada vez mais, pessoas acima de 60 anos procuram cirurgias estéticas para sanar alguma insatisfação corporal e resgatar a jovialidade. Segundo uma matéria publicada pelo New York Times em 2014, em 2010 foram realizados 84.685 procedimentos em pessoas acima de 65.

As cirurgias plásticas mais procuradas pela terceira idade, além da cirurgia para rejuvenescimento das mãos abdominoplastia e mamoplastia, são sem dúvidas são a blefaroplastia e o lifting facial:

Blefaroplastia
É um procedimento cirúrgico que corrige essas imperfeições nas pálpebras superiores e/ou inferiores. Veja nosso artigo sobre o tema [Cirurgia das Pálpebras: conheça essa tendência cada vez mais popular].

Lifting Facial
Proporciona a remoção de rugas e sinais comuns de envelhecimento no rosto e restabelece a harmonia facial, perdida devido ao envelhecimento natural da pele.

É perigoso fazer cirurgia plástica na terceira idade?
Com o avanço da tecnologia, as intervenções antienvelhecimento estão cada vez menos invasivas e menos arriscadas (quando realizadas com profissionais capacitados seguindo todas as normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), por esse motivo não existe uma data limite para fazer uma cirurgia plástica desde que o paciente esteja clinicamente apto para realizar o procedimento, ou seja, em condições saudáveis e longe de fatores de risco.

Em alguns casos, operar uma pessoa na melhor idade é menos arriscado que em outra faixa etária, isso porque como dito anteriormente, a idade facilita algumas patologias como diabetes, hipertensão, mas não é decisora e não define a saúde e estilo de vida do paciente. Muitas pessoas com 45 anos estão em condições clínicas de risco, enquanto alguns idosos gozam de boa saúde e longevidade.

4 cuidados antes de submeter-se a uma cirurgia plástica


1- Cirurgião plástico
Em qualquer idade, em qualquer circunstância o paciente deve buscar o melhor cirurgião plástico que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esse cuidado garante que o paciente estará nas mãos de um cirurgião experiente e capacitado para realizar o procedimento.

2- Exames pré-operatórios
É imprescindível que o paciente tenha todos os exames que comprovem sua aptidão para realizar a cirurgia. Idealmente o paciente deve fazer uma avaliação também uma avaliação pré-anestésica para verificar se existe alterações que venham comprometer sua saúde.

3- Fazer mais de uma operação ao mesmo tempo
Não é recomendável realizar mais de um procedimento ao mesmo tempo, já que o envelhecimento do organismo de pacientes na terceira idade tem suas particularidades e cuidados que precisam ser tomados.

4- Expectativas
É muito importante uma conversa franca com o cirurgião plástico para que não se tenha maiores expectativas que o resultado.

Sempre obtenha mais informações sobre cirurgia plástica com o melhor cirurgião plástico de São Paulo que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), essa escolha é determinante para que você obtenha o resultado desejado com total segurança.

Tem dúvidas sobre cirurgia plástica?
Entre em contato comigo: 11 4305-6070

Abraços,
Dr. Thomas Benson
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson