Cirurgia nas pálpebras: indicações, pré e pós operatório

O olhar humano é bastante expressivo e, com o passar dos anos, a região dos olhos fica com rugas e acaba deixando a face com uma aparência mais cansada. Por isso mesmo, uma cirurgia bastante procurada por pessoas que desejam rejuvenescer é a cirurgia nas pálpebras.

Indicações da cirurgia


Conhecida tecnicamente como blefaroplastia, a cirurgia nas pálpebras não só melhora esteticamente a aparência da região dos olhos, bem como contribui à visão das pessoas que têm problemas em razão da flacidez das pálpebras.

Algumas características físicas na região das pálpebras que podem ser reparadas através desse procedimento cirúrgico são:

  • Acúmulo de gordura, acarretando inchaço;

  • Dobra nas pálpebras superiores, ocasionando dificuldades de visão;

  • Bolsas abaixo dos olhos;

  • Rugas finas;

  • Aspecto de queda das pálpebras inferiores.


Pré-operatório da cirurgia nas pálpebras


Ao se preparar para a cirurgia nas pálpebras, o paciente passará previamente pela avaliação de um médico, que analisará o histórico da pessoa para se certificar da existência de doenças anteriores, como olho seco, glaucoma, hipotireoidismo, hipertireoidismo, pressão alta, diabetes, entre outras.

Além disso, o paciente deverá ficar um tempo sem fumar, será feita uma análise de eventual medicamentação utilizada pela pessoa, bem como será restringido o uso de antiinflamátorios, anticoagulantes ou outros remédios que possam afetar o nível de sangramento do indivíduo.

Etapas da cirurgia


Com duração de 1 a 2 horas, a cirurgia nas pálpebras é feita com delicadeza, para não deixar cicatrizes no rosto do paciente. Para isto, são feitas incisões pequenas e em locais estratégicos, de pouca visibilidade, os quais são escondidos pela estrutura da própria pálpebra.

Se o foco da cirurgia for as pálpebras superiores, a incisão geralmente é feita na dobra da pálpebra, o que possibilita a reorganização da estrutura da região - com retirada de excesso de pele, reposicionamento da gordura e contração de tecidos - sem deixar marcas.

Já se o procedimento for nas pálpebras inferiores, uma técnica utilizada é fazer um pequeno corte na linha inferior do cílio ou, então, no interior da pálpebra, técnica esta denominada trans conjuntival.

As incisões são fechadas através de sutura ou adesivo específico para a pele.

Pós-operatório da cirurgia nas pálpebras


Feita a cirurgia nas pálpebras, seguir à risca as recomendações do médico é essencial ao bem-estar do paciente. E para que os resultados sejam satisfatórios.

Serão prescritos remédios para que sejam evitadas infecções, bem como colírios ou pomadas lubrificantes. Recomenda-se que o paciente fique com a cabeça levantada. Além de fazer compressas frias, com o fim de melhorar o inchaço da região.

A recuperação leva de 7 a 10 dias. Após isso, o paciente retornará ao médico, para que avalie o processo de cicatrização e quais as próximas recomendações.

A melhora será gradativa e, aos poucos, você poderá retornar à sua rotina de atividades. Com ressalvas para as prática de exercícios e esforços físicos durante algumas semanas. Ou seja, com o intuito de resguardar a região dos olhos ainda em fase de recuperação. Além de evitar qualquer tipo de lesão.

A cirurgia nas pálpebras melhora sua qualidade de vida e autoestima. Procure por um médico de confiança.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson