Cicatriz da abdominoplastia: tipos e o que fazer ou não fazer no pós-operatório

A cicatriz da abdominoplastia é um dos maiores medos de quem quer realizar esse procedimento cirúrgico, já que ela pode ser um pouco maior do que se espera.

Para te ajudar a compreender melhor como realmente pode ficar a cicatriz da abdominoplastia, organizamos este artigo, com informações essenciais a respeito dela. É só continuar lendo para assim saber mais!

Para lembrar: Abdominoplastia?


A Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no abdômen com o objetivo de retirar desta região a pele flácida, dando aos pacientes que se submetem ao procedimento um novo abdômen.

Como é uma cirurgia, deve ser feita em local adequado, e por um Cirurgião Plástico devidamente especializado e habilitado para realizar esta atividade, garantindo o sucesso da cirurgia, a saúde e vida dos pacientes!

Tipos de Cicatriz da abdominoplastia


A cicatriz da abdominoplastia vai depender principalmente de qual técnica cirúrgica será implementada no paciente, em busca de trazer resultados diferenciados.

Vejamos os três tipos mais comuns de cicatriz da abdominoplastia.

1. Âncora


Nesta modalidade de cicatriz da abdominoplastia temos uma das maiores cicatrizes que o procedimento traz, já que, por causa da incisão e das regiões que necessitam de cuidados, fica uma cicatriz em T no corpo do paciente. Porém, vale lembrar que essa técnica é ultrapassada e pouco utilizada na atualidade.

2. Mini


Já este tipo de cicatriz da abdominoplastia é a menor opção, considerando que este procedimento conhecido como miniabdominoplastia acontece apenas na região do abdômen que fica próxima do púbis do paciente.

Desta forma, a cicatriz é horizontal, semelhante à de uma cesárea, e é facilmente escondida na região, trazendo um bom ganho estético.

A miniabdominoplastia é indicada para quem esteja com flacidez apenas na parte inferior do abdômen, sendo ainda de recuperação mais rápida.

3. Clássica


Na cicatriz da abdominoplastia clássica, temos uma incisão bem maior do que na mini. Ou seja, vai de fora a fora do abdômen no sentido horizontal. Também é facilmente escondida na região, embora seja de tamanho bem superior.

Este procedimento é muito realizado por pacientes que ficaram com quase todo o abdômen flácido. Principalmente, depois de perderem muito peso ou da gravidez.

O que fazer e não fazer no pós-operatório


Para que a cicatriz da abdominoplastia fique o mais esteticamente apresentável possível, será essencial que você se cuide muito bem da região no pós-operatório, ajudando numa boa cicatrização.

Dentre os itens a fazer temos:

  • Dormir de barriga para cima, e com as pernas flexionadas (apoiadas em travesseiros ou outros itens). Isso ajuda a não esticar demais a região que está cicatrizando.

  • Usar a cinta cirúrgica específica para este tipo de cirurgia.

  • Manter o repouso indicado, que é relativo com liberação gradativa, conforme orientações do médico.

  • Cuidar da limpeza da região, evitando infecções.


E a não fazer, temos:

  • Tomar sol. No período de cicatrização a exposição solar deve ser evitada ao máximo.

  • Realizar atividade física antes da liberação do médico. Isso poderá não apenas comprometer a cicatrização, mas também a sua saúde.

  • Não tomar os medicamentos corretamente, podendo trazer dores, inchaços, bem como infecções.


Para que a cicatriz da abdominoplastia fique agradável, será preciso que você cuide bem da região. Dessa forma, evitando complicações e deformações na área!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson