Como a plástica também é um procedimento cirúrgico, o cirurgião precisa ter certeza de que o paciente está com a saúde em equilíbrio para se submeter à técnica. Então, antes de realizar cirurgia plástica, são necessários alguns exames pré-operatórios.

Eles são fundamentais para que não haja nenhum problema durante a cirurgia e na recuperação. Também ajudam a definir cuidados específicos que uma pessoa possa precisar, contribuindo para que o pós-operatório seja mais tranquilo e a volta às atividades mais rápida.

Você sabe quais são esses exames realizados antes da plástica? Neste artigo explicamos. Continue lendo para conferir!

Exames para fazer antes de realizar cirurgia plástica

Os exames solicitados antes de realizar cirurgia plástica avaliam o organismo de um modo geral para conhecer as condições clínicas dele e identificar possíveis alterações que possam impedir o procedimento. Conheça a seguir os principais exames e o motivo pelos quais são solicitados.

Exames de sangue

A análise sanguínea é solicitada antes de qualquer procedimento cirúrgico. Está entre os procedimentos básicos porque, como o sangue circula em todo o corpo, ele contém informações a respeito da saúde geral e de órgãos específicos.

Diversas análises sanguíneas são realizadas, como:

  • glicemia em jejum: mede os níveis de glicose no sangue;
  • coagulograma: permite conhecer a capacidade de coagulação do organismo;
  • hemograma: indica a quantidade de plaquetas, hemácias e leucócitos;
  • ureia e creatinina: possibilita avaliar o funcionamento dos rins;
  • dosagem de anticorpos: identifica possíveis alergias e as condições do sistema imunológico.

Antes de realizar cirurgia plástica é necessário um exame cardíaco

O eletrocardiograma é mais um exame básico dos pré-operatórios. Antes de fazer cirurgia plástica, esse procedimento é solicitado para avaliar a atividade elétrica do coração. Com ele, verificamos a quantidade de batidas, a velocidade e o ritmo cardíaco, para conferir se existe algum tipo de anormalidade.

Exames de imagem

A solicitação dos exames de imagem é adequada conforme a necessidade de cada paciente e o tipo de cirurgia. Esses procedimentos têm o mesmo objetivo: avaliar a região que será operada a fim de verificar a integridade dos órgãos e a anatomia da área.

Para fazer uma rinoplastia, por exemplo, o cirurgião solicitará uma tomografia da face. Para cirurgias nas mamas, são solicitadas a mamografia e a ultrassonografia. Assim, cada procedimento requer uma abordagem.

Cuidados pré-operatórios importantes antes de realizar cirurgia plástica

Os exames que apresentamos são procedimentos padronizados, porém, somente o cirurgião é quem pode planejar o melhor pré-operatório para cada paciente. Portanto, ele poderá solicitar outros exames, se julgar necessário.

Mas a etapa pré-operatória não envolve apenas exames. Também são necessários alguns cuidados que contribuem para que o procedimento seja um sucesso e favorecem a recuperação.

É importante, por exemplo, fazer adequações alimentares, dando preferência para uma alimentação mais natural e saudável. Isso garante nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Outra boa prática é manter a hidratação orgânica, pois isso contribui para a saúde da pele, mantém o bom volume sanguíneo e favorece o sistema imunológico, levando a uma recuperação mais tranquila e evitando possíveis complicações.

Por fim, é fundamental evitar o cigarro. As toxinas que ele contém prejudicam a circulação sanguínea e atrapalham de forma significativa a cicatrização. Ou seja, a recuperação pode demorar mais e há um aumento da suscetibilidade para inflamações.

Para finalizar, lembre-se de realizar a cirurgia plástica com um cirurgião experiente e bem-preparado. Assim, o pré-operatório será bem elaborado conforme suas necessidades, fazendo com que o procedimento seja um sucesso e o pós-operatório tranquilo.

Já que estamos falando sobre recuperação, veja a importância de adotar hábitos saudáveis depois da plástica e como isso contribui com os resultados.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!