Flacidez após emagrecimento: como melhorar?

A flacidez após emagrecimento é uma situação muito comum e é causada pela perda ou falta de tonicidade do musculo, da pele ou de ambos. No caso da flacidez da derme, que é o caso de sobra de pele após o emagrecimento, a flacidez ocorre em decorrência da degradação da elastina e do colágeno.

Apesar de ser um processo norma, a flacidez após emagrecimento pode ser melhorada através da adoção de alguns hábitos. Para saber quais são, continue lendo!

1. Alimentação correta


Manter uma alimentação saudável é fundamental para melhorar a flacidez após emagrecimento. Para isso, o recomendado é incluir na dieta alimentos com proteínas que promovem a manutenção dos músculos que auxiliam a preencher a pele como ovos, carnes magras, leite e derivados.

Para manter a firmeza da pele consuma também alimentos com colágeno como laranja, limão e demais frutas cítricas. Fora as frutas, existe também suplementos a base de colágeno. Já para auxiliar no envelhecimento precoce e na flacidez invista em alimentos antioxidantes como vegetais e chá verde.

2. Hidratação do corpo


Beber água também ajuda muito a melhorar a flacidez após o emagrecimento. Isso porque, além de manter o corpo hidratado, a ingestão de água ajuda a manter a elasticidade por renovar as fibras de colágeno presentes na pele. Fora isso, a água melhora também a circulação sanguínea e diminui o inchaço decorrente da retenção de líquidos.

Então, para garantir os benefícios citados, o recomendado é a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia.

3. Atividades físicas para flacidez após emagrecimento


As atividades físicas ajudam a melhorar a flacidez após o emagrecimento pois atuam no fortalecimento e no aumento das fibras musculares, além de tonificar a pele. Além disso, ao praticar atividades físicas, os músculos que se formam substituem a gordura no corpo.

Portanto, o recomendado é que você invista em uma atividade física que lhe proporcione prazer, pois assim as chances de você desistir delas são menores.

4. Evitar o cigarro


Entre os diversos prejuízos que o uso de cigarro provoca no corpo, a piora da flacidez é um deles. Além de ter substâncias toxicas que aceleram o envelhecimento dos tecidos da pele, o cigarro prejudica muito a circulação sanguínea.

Portanto, para melhorar a flacidez após o emagrecimento, o recomendado é abdicar-se totalmente do hábito de fumar.

5. Procedimentos cirúrgicos para flacidez após emagrecimento


Quando a flacidez após o emagrecimento é intensa, o recomendado para tirar o excesso de pele é optar por alguns procedimentos cirúrgicos. Entre os procedimentos os mais recomendados são:

  • Abdominoplastia


Indicado para mulheres pós-parto, pacientes que passaram por reeducação alimentar e pacientes que eram obesos e ficaram com grande quantidade de pele sobrando, este procedimento visa remover a gordura e pele em excesso no abdômen.

  • Braquioplastia


Este procedimento é indicado para tratar o excesso de gordura localizada, excesso de pele e flacidez da região do braço, especialmente na parte dos tríceps. Além disso, a Braquioplastia pode ser realizada com ou sem a lipoaspiração da região.

  • Mamoplastia


A Mamoplastia reposiciona as mamas de modo que elas fiquem mais firmes com a retirada do excesso de pele. Para as mulheres que desejam aumentar as mamas, as próteses de silicone também ajudarão a melhorar a flacidez.

  • Suspensão de coxa


Em casos de flacidez com grau mais acentuado.

  • Ritidoplastia e cervicoplastia


Em casos de flacidez no pescoço e na face após emagrecimento. Atualmente, as técnicas são avançadas para reposicionamento e retirada de pele que trazem resultados naturais. Ou seja, restabelecendo novamente o contorno e o tônus da face e do pescoço.

Seguindo estas 5 práticas, você poderá melhorar a flacidez após emagrecimento de forma saudável e segura. E caso opte por algum procedimento citado, lembre-se que é indispensável contar com profissionais especialistas no assunto!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson