Silicone pode dar estrias?

A cirurgia estética de colocação de silicone é bastante comum e procurada por mulheres, para melhorar a aparência, aumentar a autoestima e, até mesmo, reparar uma lesão ou trauma ocorrido. Uma dúvida muito comum, contudo, é se o silicone pode dar estrias, saiba mais neste post.

O que é estria


Antes de saber se silicone pode dar estrias, é importante entender o que é a estria e o porquê de sua ocorrência.

As estrias são marcas na pele, que podem ocorrer com homens e mulheres adolescentes e adultos, que surgem em razão da distensão da pele. A cútis possui fibras elásticas e de colágeno que garantem a estrutura e elasticidade da pele as quais, quando esticadas em demasia, podem criar cicatrizes, que são as estrias.

As lesões geralmente aparecem nas mamas, quadris, nádegas e coxas.

Alguns fatores que favorecem o surgimento de estrias são:

  • Rápido crescimento;

  • Efeito "sanfona" (ganho e perda de peso constante);

  • Gravidez;

  • Ressecamento da pele;

  • Uso de corticoides;

  • Prática excessiva de exercícios físicos;

  • Implante mamário.


Justamente, portanto, silicone pode dar estrias, conforme será melhor explanado abaixo.

O silicone pode dar estrias?


A resposta é positiva.

Toda distensão da pele, quando é profunda e causa o rompimento de fibras da pele, tem chance de ocasionar estrias e, portanto, a depender das características do corpo da mulher e do tamanho da prótese, a colocação de prótese mamária pode ocasionar o surgimento de estrias.

Próteses maiores representam uma maior chance de surgimento das estrias, por ocasionar uma distensão maior, mas o fato é que a colocação de silicone, independentemente do tamanho da prótese, pode sempre ocasionar o surgimento de estrias.

Isso se dá porque cada corpo funciona de uma forma e a distensão da pele ocorre individualmente, sem que haja uma regra geral. Apesar de ser inevitável, o que se pode fazer é analisar o biotipo da paciente, tudo pelo médico de confiança, e verificar qual a prótese que oferecerá menores riscos de ocorrência da distensão da pele.

Um ponto importante sobre o surgimento de estrias é relacionado a idade. Ou seja, mulheres mais jovens têm um risco maior. Porque as fibras elásticas são imaturas. Mulheres acima de 30 anos têm boa maturidade da derme e dos tecidos de elastina, portanto, é mais difícil o surgimento de estrias.

Como evitar as estrias


Apesar de absolutamente inevitáveis, algumas atitudes podem mitigar as chances de surgimento das estrias.

Primeiramente, como dito, deve-se procurar por um profissional. Para que avalie qual a melhor prótese a ser colocada de acordo com o perfil do seu corpo, evitando distensões.

Além disso, manter a pele hidratada é uma boa forma de evitar o surgimento de estrias, antes e depois da operação. A hidratação da pele garante a reposição de propriedades que foram perdidas em razão do esticamento, como o colágeno.

Existem hidratantes e óleos específicos, que auxiliam em referida reposição, com destaque àqueles com óleo de amêndoas, semente de uva, ureia e vitamina E. O ideal é aplicar o hidratante ou óleo após o banho e promover uma massagem na região afetada. Lembrando que esse tratamento pode ser feito antes e depois do surgimento das estrias.

Portanto, sim, silicone pode dar estrias. Sendo importante a indicação da melhor prótese a ser colocada. Além da hidratação da pele antes e depois da cirurgia.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson