Quanto tempo dura o inchaço pós-cirurgia? Entenda abaixo

O inchaço pós-cirurgia é uma questão que sempre traz dúvidas aos pacientes que passarão por um procedimento, principalmente na hora de escolher qual o melhor momento de se submeter à cirurgia e quando retornar às atividades cotidianas. Saiba mais sobre o assunto no post abaixo.

Quanto tempo dura o inchaço pós-cirurgia


O inchaço pós-cirurgia não tem um tempo preciso de duração, alternando de acordo com o procedimento cirúrgico feito e as características do paciente.

Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente. Ou seja, a partir daí já é possível observar resultados do procedimento. Porém, na maioria das cirurgias o inchaço segue decrescendo. E, dependendo do procedimento realizado, o inchaço pode levar de 6 a 12 meses para o inchaço sumir por completo.

O inchaço é completamente normal e se dá em razão do processo inflamatório que é iniciado depois da cirurgia, que causa trauma aos tecidos.

O que fazer


Existem algumas precauções que podem ajudar a evitar ou, ao menos, mitigar o inchaço pós cirurgia, são elas:

  • Evitar ficar no calor, ficando em locais mais frescos, com ventilador ou ar-condicionado.

  • Dar preferência a alimentos com baixo teor de sal, pois retêm líquidos.

  • Use analgésicos e anti-inflamatórios em casos de indicação médica.

  • Em procedimentos no rosto, evite movimentar muito os músculos do rosto e opte por uma alimentação que não exija muita mastigação.

  • Em cirurgias nas mamas recomenda-se o uso de óleos, mas sem massagear. A intenção aqui é hidratar a pele. Porém, sem forçar muito a região. Outra boa dica é o uso de uma lâmina mamária entre a mama e o sutiã, pois ajuda na cicatrização e evita que a cicatriz fique alta.

  • Especificamente para a rinoplastia, que é a cirurgia plástica no nariz, recomenda-se o uso de um travesseiro alto para dormir nos primeiros dias, pois além de ajudar a reduzir o inchaço pós cirurgia, ajuda na respiração.

  • Fazer compressas com gelo.

  • Beba muita água e alimente-se adequadamente.

  • Siga todas as instruções de seu médico cirurgião.


Tenha paciência


Além de todas as dicas acima, tenha paciência.

O inchaço pós cirurgia faz parte do processo de recuperação de seu corpo e não há como acelerar completamente esse período, que é delicado, afinal o corpo passou por um trauma.

Além do inchaço, o paciente deve ter paciência porque os resultados não são imediatos e pode ser que meses sejam necessários até que vislumbre alguma diferença. Na rinoplastia, por exemplo, estima-se ser necessário pelo menos 01 ano para que o resultado possa ser observado.

Também se indica a realização de drenagem linfática e uso de malha de compressão para redução de inchaços no corpo do paciente, procedimento que auxiliam na eliminação dos líquidos em excesso.

Nunca esqueça que a ingestão de líquidos é essencial para a redução do inchaço e a manutenção de uma dieta balanceada também colaborará para a recuperação do corpo e redução das medidas pelo acúmulo de líquidos.

O processo de inchaço pós cirurgia é essencial para a recuperação do corpo. Portanto, pode ser demorado e requer paciência e cuidados especiais.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson