Peso ideal para cirurgia plástica: como calcular e como realizar

Na hora de avaliar a necessidade de se submeter a uma plástica, uma dúvida bastante comum dentre os pacientes que desejam ou vão passar por um procedimento cirúrgico é se existe um peso ideal para cirurgia plástica.

Apesar de não existir um protocolo, quanto mais perto do peso ideal individual, maiores as chances de sucesso nos resultados da cirurgia, além de que a obesidade pode oferecer riscos à cirurgia, devendo haver atenção redobrada nos procedimentos pré-operatórios. Saiba mais sobre o assunto no post abaixo.

Como calcular o seu peso ideal para cirurgia plástica


Existem vários parâmetros para o cálculo do peso ideal para cirurgia plástica. Sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização do Índice de Massa Corpórea (IMC) para averiguar se a massa do paciente está adequada em relação à sua altura.

O IMC ideal é de 25 (ou próximo a esse número) ou que não ultrapasse 30 e a pessoa se sinta confortável com o próprio corpo.

Apesar de ser um parâmetro importante, o IMC ignora outros fatores que são essenciais à conclusão pela aptidão do paciente para se submeter a uma cirurgia. Como idade, sexo, estilo de vida e histórico familiar, itens estes que serão avaliados pelo médico antes da cirurgia.

Manter uma alimentação saudável e balanceada, dormir bem, praticar exercícios físicos, beber bastante água e ter uma vida pouco estressante são fatores que auxiliam o pré-operatório.

Riscos da cirurgia em casos de sobrepeso


Qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos, independentemente se o paciente está com o peso ideal para cirurgia plástica. Contudo, é importante salientar que pessoas com sobrepeso apresentam risco acentuado de desenvolverem:

  • Problemas cardiovasculares;

  • Embolia pulmonar;

  • Complicações com a anestesia;

  • Dificuldade de cicatrização (o excesso de gordura causa tensão na pele e no tecido);

  • Recuperação lenta e dificultosa.


Quando realizar a cirurgia em caso de perda de peso


Quando se atingiu o peso ideal para cirurgia plástica é muito comum a realização de cirurgia plástica para retirada de excesso de pele. Ou seja, após a perda significativa de massa corpórea, principalmente após a submissão a uma cirurgia bariátrica.

Nesses casos, a recomendação é que se aguarde o alcance de um peso próximo ao ideal. E ainda, que a pessoa fique ao menos 6 meses com o seu peso estável. Essa situação se atinge, em média, após 12 meses do emagrecimento natural. Ou então, de 12 a 18 meses depois da cirurgia bariátrica.

As cirurgias mais comuns depois da perda significativa de peso são:

  • Lipoescultura;

  • Lifting facial, de braço e de coxa;

  • Mamoplastia com prótese de silicone;

  • Abdominoplastia;

  • Mamoplastia de redução;

  • Ginecomastia.


Por mais que existam contraindicações relacionadas à realização de qualquer procedimento cirúrgico em casos de sobrepeso, é fato que não há um parâmetro fixo para o peso ideal para cirurgia plástica.

Já que a possibilidade clínica de realização de cirurgia será avaliada pelo médico responsável, quem considerará a pertinência do procedimento e a aptidão clínica do paciente para realizá-lo.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson