Seios caídos: o que é, tipos e outras opções de cuidados

Ter os seios caídos pode ser algo muito comum, considerando que diversos fatores, como excesso de peso e efeitos da idade, podem levar ao desenvolvimento do problema estético, e às vezes até de saúde.

Porém existem na atualidade alguns procedimentos cirúrgicos que ajudam a resolver esse problema. Trazendo mais confiança para a mulher. Permaneça lendo este material, e saiba mais sobre tema!

O que são os seios caídos?


Seios caídos, ou o termo clínico ptose mamária, é uma condição que afeta principalmente as mulheres. Que vão percebendo ao longo da vida que suas mamas passam a ficarem flácidas, perdendo sua estabilidade natural.

Os seios vão ficando cada vez mais caídos e moles, trazendo diversos tipos de consequências estéticas, e até mesmo na saúde das mulheres, atrapalhando sua autoestima.

Tipos de seios caídos


Existem atualmente três tipos básicos de seios caídos (ptose mamária). E o grau dessa ptose mamária é definido principalmente pela posição da auréola. Ou seja, depende se está abaixo, acima ou no mesmo nível da linha infra mamária.

São eles:

  1. Leve Flacidez – onde apenas pequenas áreas dos seios apresentam modificações.

  2. Grau moderado – sendo que uma maior porção dos seios apresenta queda.

  3. Grau significante – onde todo o seio se mostra bem caído e proeminente para baixo.


A delimitação correta do tipo de seios caídos depende da análise clínica feita pelo Cirurgião Plástico envolvido no processo de ajudar na resolução do problema.

Causas principais


Dentre as principais causas envolvendo os seios caídos, temos:

  • Colágeno – a falta de produção natural pode contribuir muito para isso.

  • Fatores hereditários – sendo uma condição que pode sim ser passada a partir de fatores genéticos.

  • Gestação – embora existam divergências entre os especialistas. Porém se considera que toda a mudança da gravidez, com o aumento da mama e a produção de leite, pode levar, em alguns casos, ao desenvolvimento de seios caídos.

  • Problemas com o peso – já que o aumento excessivo de peso contribui para a flacidez do corpo e assim os seios caídos.


Opções cirúrgicas para os seios caídos


Das opções disponíveis no mercado da cirurgia plástica, a mais utilizada no momento para melhorar a condição de seios caídos é a Mastopexia, ou a cirurgia que levanta os seios.

Ela consiste principalmente em refazer o tecido mamário, retirando os excessos e reorganizando a mama, auréola, dentre outros.

Pode ser ainda realizada com prótese mamária ou não, já que para alguns pacientes existe a necessidade de preencher os seios caídos para que eles voltem a ficar firmes e fortes.

A escolha do procedimento, seja Mastopexia sem prótese ou com prótese, bem como a extensão dos itens retirados, irá depender dos desejos da paciente no quesito e da avaliação clínica e física feita pelo Cirurgião Plástico.

Outras formas de retardar ou evitar a queda dos seios



  • A principal forma para evitar essa queda é o uso do sutiã.

  • Outros tipos de ações estéticas, que não sejam cirurgias, como procedimentos utilizando radiofrequência para firmar a área dos seios caídos.

  • Praticar atividades físicas constantes, incluindo flexões e levantamento de peso na área do peitoral.

  • Procurar, sob orientação médica, produtos para complementar o colágeno.

  • Reduzir o consumo de álcool e tabaco.

  • Utilizar cremes e outros produtos para firmar a pele da região.


Cuidar dos seios caídos é bem possível, dependendo apenas do grau do problema e das opções disponíveis, para que assim a mulher recupere em si a beleza e autoestima necessárias à sua vida!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson