Procedimentos de harmonização facial: o que é, benefícios e tipos

Procedimentos de harmonização facial tem se tornado cada vez mais famosos. Principalmente porque eles são mais simples que uma cirurgia. Além disso, em geral trazem bons resultados estéticos aos pacientes.

Abaixo explicamos melhor como eles funcionam. E quais as técnicas mais utilizadas na atualidade. Siga lendo, e saiba mais sobre os procedimentos de harmonização facial.

O que é harmonização facial?


Os procedimentos de harmonização facial são ações estéticas realizadas no rosto para que ele ganhe melhorias em seu formato. Ou até mesmo reduzindo os sinais do tempo. Exemplos para: rugas, olheiras, marcas e outros.

Por ser uma ação estética, não é uma intervenção cirúrgica. Ou seja, não necessita de ampla avaliação médica e forte anestesia.

Porém, ainda envolve modificações no corpo. Portanto, qualquer um dos tipos de procedimentos de harmonização facial deve ser feito em local apropriado, por profissional devidamente qualificado, evitando erros e outros problemas de saúde.

Benefícios principais dos procedimentos de harmonização facial



  • Harmonizar a simetria do rosto, aumentando ou diminuindo locais como testa, queixo, bochechas etc.

  • Melhorar a papada e a pele do pescoço.

  • Melhorar as imperfeições de locais como o nariz, bochechas, lábios, dentre outros.

  • Melhoria nas rugas do rosto, trazendo uma pele com ar mais jovial.

  • Redução das fortes expressões do rosto, ajudando a controlar movimentações que incomodam o paciente.


Dentre tantos outros procedimentos, organizados de acordo com a real necessidade e desejo do paciente, para assim trazer um rosto que agrade mais esteticamente.

Tipos mais usados de harmonização facial


Seguem os três procedimentos de harmonização facial mais praticados no Brasil nos últimos anos. Lembrando que vários deles podem ser feitos por outros profissionais da saúde devidamente capacitados, como Dentistas, Biomédicos, Fisioterapeutas etc.

1. Bichectomia


Este é um dos procedimentos de harmonização facial mais procurado da atualidade, considerando que as mudanças promovidas no rosto são imediatas e muito visíveis.

É um procedimento cirúrgico de pequeno porte, por isso usa anestesia local, porém exige capacitação específica para a ação, de maneira que nada dê errado.

E ele consiste em retirar uma bola de gordura na região da bochecha. Nomeada como bola de bichat. O procedimento dá um novo desenho ao formato do rosto, afinando as bochechas.

2. Botox é um dos procedimentos de harmonização facial


Ou Toxina botulínica, este é outro dos procedimentos de harmonização facial muito conhecido, embora algumas pessoas tenham certo preconceito com a ação, principalmente pela falta de conhecimento dela.

Basicamente, a toxina é injetada em certos músculos do rosto, para trazer a redução dos efeitos que incomodam a paciente, como rugas e as famosas linhas de expressão.

O processo dura minutos, e a quantidade de aplicações varia de paciente para paciente. É necessário retoque entre 4 a 6 meses, para que o visual obtido possa permanecer.

3. Preenchimentos


Nesta opção de procedimentos de harmonização facial se usa o ácido hialurônico em diversas regiões do rosto, para ajudar a aumentar essas áreas, trazendo o volume que a paciente espera.

Geralmente a técnica é usada para preencher mais os lábios, melhorar o aspecto de cicatrizes, e para amenizar rugas. Aplicações periódicas são necessárias para manter o efeito, e o processo é o mais rápido de todos os que apresentamos aqui.

Os procedimentos de harmonização facial estão aí para ficar, sendo uma boa opção para quem não quer enfrentar uma cirurgia no processo de melhorar sua beleza!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson