Cirurgia no rosto: tudo o que você precisa saber

Cirurgia no rosto envolve diversos procedimentos. Podem ser pequenos ou até intervenções mais complexas. Nesse texto vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Nesse tipo de procedimento é necessário ter em mente que a idade deve ser considerada.

A idade é um diferencial para uma cirurgia no rosto?


Uma cirurgia no rosto depende um pouco sim da idade do paciente, por fatores como:

  • Dependendo da região, um paciente muito novo ainda não possui todas as formações físicas para uma intervenção do tipo.

  • As vezes o procedimento causa mudanças intensas, havendo a necessidade de boa inteligência emocional para lidar com as modificações.

  • Certos procedimentos são específicos para itens que os mais novos ainda não possuem, como rugas.


De maneira geral, a relação idade e cirurgia no rosto depende muito do procedimento e das condições de saúde do paciente, já que nem sempre a cirurgia acontece para atender a padrões estéticos.

Opções de cirurgia no rosto


Mas afinal, quais são os tipos de cirurgia no rosto? Continue lendo para conferir a lista.

1) Blefaroplastia


Este procedimento consiste em retirar excesso de pele das pálpebras, e de maneira geral não existe restrição de idade para a realização dele.

Essa cirurgia no rosto é feita para ajudar em procedimentos como dificuldade de enxergar por causa do excesso de pele. Em adultos, o procedimento também não possui limite de idade, necessitando apenas da avaliação do cirurgião.

2) Lifting facial


Já no caso deste tipo de cirurgia no rosto a conversa é diferente, considerando que ela possui a função de minimizar ou eliminar itens como rugas, linhas de expressão, dentre outros. Esse procedimento é indicado, geralmente para pessoas que já têm demonstrado alguns sinais de idade avançada.

3) Otoplastia também é um tipo de cirurgia no rosto


Essa é uma cirurgia no rosto muito usada e até indicada para crianças a partir dos 7 anos que possuem orelhas muito grandes e com forte proeminência para frente.

E ela pode ser feita a partir da idade indicada, porque nesta fase os tecidos e cartilagens da área já estão totalmente formados. Inclusive, a recuperação quando criança é considerada muito melhor de uma cirurgia do tipo.

4) Rinoplastia


No caso da Rinoplastia, a realização ou não deste tipo de cirurgia no rosto depende principalmente da finalidade principal do processo.

Se for para melhorar a saúde do paciente. Ou seja, corrigir desvio no septo e melhorar sua respiração. Ela também pode ser feita, portanto, em pacientes mais novos, com idade inferior aos 18 anos.

Embora a ciência já saiba que o nariz só para de se desenvolver a partir dos 15 anos de idade!

Agora, caso o procedimento seja apenas estético, a recomendação é a de que se aguarde a maioridade do paciente, além de iniciar acompanhamento Psicológico para garantir a plena compreensão do procedimento.

Uma cirurgia no rosto pode mudar muita coisa, por isso prestar atenção na idade pode ser sim fator diferencial para que ela seja um sucesso, trazendo o resultado que o paciente espera.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson