Cicatriz pós cirurgia: tudo que você precisa saber

Por menor que seja, a cicatriz pós cirurgia existe e exige diversos cuidados, já que ela é etapa essencial para que o procedimento realizado seja o sucesso que se espera.

Abaixo explicamos os principais cuidados que uma cicatriz pós cirurgia exige, para que você saiba o que fazer e não fazer, e assim tenha uma boa recuperação.

Siga lendo, e conheça um pouco mais sobre o assunto!

Atenção com as atividades físicas


Para que a sua cicatriz pós cirurgia se recupere bem e fique com boa aparência externa será essencial que você ouça seu Médico e evite a prática de atividades físicas mais pesadas, mesmo as que já tinha costume.

Seu corpo recebeu uma intervenção cirúrgica, com costuras internas e externas, e precisa de bastante descanso para que possa se recuperar, de maneira que tudo volte ao seu lugar.

Neste período, apenas os movimentos para evitar inchaços são recomendados, para que assim sua cicatriz cure bem e não apresente sequelas, e nem sua saúde seja prejudicada.

Cuidados com a cicatriz pós cirurgia: boa alimentação


Sendo essencial que você pare as dietas restritivas e busque ao máximo se alimentar com itens naturais. Evitando processados, industrializados, gorduras em excesso, bem como refrigerantes, dentre outros.

E que use ao máximo na sua alimentação itens que possuam bastante vitamina C. Como por exemplo: frutas cítricas, pimentão, folhas verdes etc. Não se esquecendo ainda de tomar bastante água.

Corte o cigarro


Qualquer tipo de fumo pode fazer muito mal não somente para a saúde como um todo, mas também para intervenções cirúrgicas de qualquer espécie. E sim, no pós-cirúrgico eles também fazem mal.

Ele atrapalha muito o processo de regeneração das células do corpo, item essencial para qualquer cicatrização, além de influenciar para que problemas possam ocorrer, como coágulos e embolias.

Então, busque opções para parar o mesmo para assim ter uma boa cicatriz pós cirurgia.

Cuidado com o Sol


A luz do Sol pode comprometer muito a cicatriz pós cirurgia. Principalmente porque ele pode manchar a região, mas também porque aumenta a temperatura do corpo. Trazendo suor, o que leva sujeira para a região.

Por isso, enquanto você estiver cuidando da sua cicatriz pós cirurgia, se organize para não pegar sol. Principalmente nos primeiros dias e meses.

E quando for se expor a ele, se lembre de usar Protetor Solar, inclusive na cicatriz, e de manter a limpeza da região.

Limpeza e higiene são fundamentais para a cicatriz pós cirurgia


Outro item que compromete muito para se ter uma boa cicatriz pós cirurgia é a falta de higiene com a região. O que pode acontecer por desatenção, medo de mexer na área e estragar algo. Ou até mesmo enjoo de manusear o local.

Porém a limpeza é essencial, principalmente para que a área não infeccione, mas também para que o tecido possa cicatrizar corretamente. Dessa forma, diminuindo a chance de marcas muito profundas.

Por isso, verifique com o seu Médico a forma correta de limpar, e aí não tenha medo. A limpeza da área deve ser feita corretamente e no tempo certo!

Curativos específicos


Por fim, mas não menos importante, os curativos. A equipe cirúrgica orienta os pacientes em cada semana do pós-procedimento. Porque a cada etapa da recuperação é preciso usar um curativo específico. Existe um prineo, microporagem, placas de silicone e outros cremes e pomadas que serão devidamente orientados pela equipe.

A cicatriz pós cirurgia é um medo constante das pessoas. Mas, seguindo os cuidados acima e as indicações do seu Médico, as chances de o processo ser bem sucedido são grandes. Trazendo a você bons resultados da cirurgia.

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson