Cirurgia Plástica Reparadora: qual a diferença e os tipos existentes

Nem sempre as cirurgias plásticas têm finalidade estética. Existe a Cirurgia Plástica Reparadora que vai além da questão estética. Entenda mais sobre o assunto no texto a seguir.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pelo menos 40% dos procedimentos têm como objetivo recuperar funções ou partes do corpo. Portanto, esse tipo de intervenção médica é chamado de cirurgia plástica reparadora.

Cirurgia reparadora ou estética: Qual a diferença?


A principal diferença entre a cirurgia estética e a reparadora está no objetivo do procedimento. Enquanto a primeira visa alcançar o padrão de beleza definido pelo cliente, a cirurgia plástica reparadora é uma intervenção médica que busca a recuperação física de pacientes vítimas de doenças ou traumas graves.

Por ser um procedimento capaz de reconstruir a aparência e em alguns casos até mesmo as funções de diversas partes do corpo, melhorando não só a condição física, mas também psicológica dos pacientes, a cirurgia plástica reparadora é considerada essencial e por isso, coberta por diversos planos de saúde e até mesmo pelo SUS.

Como a cirurgia estética pode complementar a cirurgia reparadora?


No mundo das cirurgias plásticas estéticas é comum que se realize uma combinação de procedimentos de uma só vez a fim de poupar tempo e principalmente dinheiro, já que dessa forma o cliente economiza em taxas do centro cirúrgico, anestesias e internamento.

Essa associação pode ser feita levando em conta alguns fatores como a localização de cada uma das cirurgias e seus objetivos. Isso tudo também vale caso você queira associar uma cirurgia plástica reparadora a uma estética. Já que em muitos casos os resultados sem complementam.

As combinações possíveis variam de caso a caso, portanto, devem ser analisadas por um médico especialista.

Tipos de cirurgia plástica reparadora


A modalidade de cirurgia plástica reparadora conta com diversos tipos de procedimentos. Que são capazes de resolver dezenas de problemas diferentes, alguns dos mais comuns são:

Cirurgia bariátrica


Indicada a pacientes que tenham IMC acima de 35 Kg/m² e outras complicações de saúde, a

Gastroplastia, como o próprio nome diz, é uma plástica no estômago capaz de reduzir o peso e resolver muitos dos problemas relacionados a obesidade.

Cirurgia pós-bariátrica


Após a realização da Gastroplastia há uma grande perda de gordura que resulta e um excesso de pele em diversas regiões do corpo. Esse problema pode ser resolvido por meio de uma cirurgia plástica reparadora. As mais indicadas nesse caso são a dermolipectomia e a lipoaspiração. Há também a possibilidade de realizar uma abdominoplastia, capaz de redefinir o contorno corporal.

Reconstrução de mama


A reconstrução da mama é um procedimento realizado após a retirada parcial ou total dos seios para tratar ou prevenir o câncer.

Remoção de câncer de pele


O procedimento para remover o câncer de pele é muito delicado e pode resultar em diversas marcas. E até em desfiguração de partes do corpo. Nesse caso a realização de uma cirurgia plástica reparadora pode reduzir esses traumas e melhorar a aparência da pele.

É importante lembrar que todos os tipos de procedimentos cirúrgicos têm seus riscos. E com a cirurgia plástica reconstrutora não é diferente. Portanto, caso você tenha interesse em realizá-la se informe sobre o assunto e procure ser avaliado por um médico de confiança.

Dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson