Riscos da cirurgia plástica: quais são e como evitar

Quem deseja fazer um procedimento cirúrgico precisa entender o funcionamento dele, mas também os riscos da cirurgia plástica. Toda operação oferece algum tipo de risco, uma vez que envolve técnicas mais invasivas.

Contudo, quando você conta com um profissional registrado e capacitado na área, consegue ter mais segurança e tranquilidade. É preciso que os pacientes saibam que não é qualquer cirurgião que pode fazer cirurgias plásticas.

Na verdade, além da formação em medicina e especialização em cirurgia geral, o profissional ainda precisa fazer ao menos três anos de residência em cirurgia plástica. Ele também precisa ser registrado, e estar associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

É importante também analisar qual a experiência do cirurgião além da residência. Ou seja, onde ele trabalhou e o quais os comentários relacionados na internet. O que dizem sobre ele e seu trabalho? Essa é uma ponta considerável no processo de avaliação do profissional. Enfim, o currículo inteiro tem sua importância e deve ser checado.

Quais os riscos da cirurgia plástica realizada por profissionais sem capacitação ou registro?


Não contar com um profissional qualificado e registrado pode aumentar drasticamente os riscos da cirurgia plástica. É muito comum que as pessoas acabem caindo nas mãos de pessoas mal intencionadas que oferecem propostas milagrosas.

Mas com isso, ficam suscetíveis a uma série de perigo.

Em vários procedimentos estéticos são utilizadas substâncias como PMMA e hidrogel. Esses componentes, quando aplicados e administrados de forma incorreta, podem deformar regiões, gerar complicações graves e até mesmo levar a pessoa ao óbito.

É muito comum que profissional realmente capacitados acabem recebendo em seus consultórios pessoas que foram vítimas de falsos médicos ou não qualificados e que acabaram tendo graves complicações, algumas até mesmo irreversíveis.

Entre os principais riscos da cirurgia plástica feita por profissionais não capacitados ou que não possuem qualquer registro estão:

  • Efeitos colaterais do uso incorreto de substâncias;

  • Deformações e assimetrias;

  • Infecções locais ou generalizadas;

  • Necrose da área onde a operação foi realizada;

  • Surgimento de nódulos;

  • Queimaduras ou danos a pele;

  • Irritação ou manchas na pele.


Ainda existem outros riscos da cirurgia plástica, esses ligados ao procedimento em si ou em outros processos realizados em conjunto, como o surgimento de cicatrizes hipertróficas (largas, doloridas e com aspecto espesso).

Riscos da cirurgia plástica que precisam de muita atenção: trombose venosa profunda


A trombose venosa profunda representa um risco, mas o cirurgião capacitado dá muita atenção em relação a isso. Alguns fatores de risco para essa complicação:

  • Idade acima de 50 anos;

  • Tabagismo;

  • Varizes;

  • Tomar hormônio via oral;

  • Histórico familiar;

  • E cirurgias grandes e combinadas também podem aumentar o risco.


O cirurgião deve tomar algumas prevenções. Por exemplo: o uso de meias elásticas; botas pneumáticas; uso de mantas térmicas para manter o paciente o tempo todo aquecido, o que reduz bem esses riscos. Por fim, boa hidratação e, se necessário, o uso de medicamentos.

Como evitar os riscos da cirurgia plástica


Para evitar esses e outros riscos da cirurgia plástica, é essencial que o paciente procure um profissional qualificado e registrado.

É importante ter muita atenção em relação a propagandas milagrosas com preços muito abaixo dos praticados do mercado.  Eles geralmente indicam que algo está errado.

Além da falta de capacitação do médico, eles também podem indicar um ambiente inadequado para a realização do procedimento, e até mesmo a utilização de instrumentos cirúrgicos e substâncias de qualidade duvidosa.

Por conta disso pesquisa muito antes de realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Porém, é necessário também visitar o local onde o procedimento será realizado. Portanto, verifique se o seu cirurgião realmente tem todas as qualificações necessárias para realizar a operação.

É preciso ter em mente que qualquer cirurgia plástica representa um grande passo, e que todos os cuidados devem ser tomados para que essa experiência não acabe se tornando um trauma ao invés de trazer os resultados esperados.

Se você quer evitar os riscos da cirurgia plástica sem o acompanhamento de um profissional capacitado, entre em contato agora mesmo e marque a sua consulta.

Dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson