Dieta pós cirurgia plástica: veja dicas

Entre os cuidados do pós-operatório que o paciente precisa manter está a dieta pós cirurgia plástica. A alimentação tem um grande papel na recuperação e na garantia de resultados, uma vez que pode ajudar diretamente no processo de cicatrização.

Além disso, é por meio da ingestão de alimentos corretos que você pode reduzir o inchaço, a inflamação, a retenção de líquidos e ainda garantir mais saúde e bem-estar.

Dicas para sua dieta pós cirurgia plástica


A dieta pós cirurgia plástica vai depender diretamente do que cada cirurgião recomendar para seu paciente. Contudo, existem algumas dicas que você pode colocar em prática.

1) Inclua frutas vermelhas e alho no seu cardápio


Tanto as frutas vermelhas como o alho possuem altos índices de flavonoides. Esses componentes possuem ação anti-inflamatória que ajuda diretamente na recuperação.

Os anti-inflamatórios naturais auxiliam a reduzir o inchaço causado pelo procedimento.

Esses componentes também podem ser encontrados nos chás preto, verde e branco.

2) Coma mais peixe durante a sua recuperação


Outra dica de dieta pós cirurgia plástica é dar preferência por incluir peixe como proteína nas suas refeições. Isso porque, eles são ricos em ômega-3, que é uma gordura poli saturada que o corpo não produz, mas que tem grande relevância para várias funções.

Além dessa substância ser anti-inflamatória, ela também melhora o controle da pressão arterial, o processo de cicatrização e ainda auxilia na vasodilatação do seu corpo.

3) Beba muita água e isotônicos


Mais uma das dicas importantes para a sua dieta pós cirurgia plástica é a hidratação. Ela possui um papel essencial no processo de recuperação, pois é mantendo o seu corpo hidratado que você poderá garantir a oxigenação das células bem como o envio de nutrientes para todas as partes do corpo.

Além disso, a hidratação também age no controle da temperatura corporal e ajuda a eliminar todas as toxinas e resíduos que possam prejudicar o funcionamento do seu organismo, por meio da urina e do suor.

Logo, é recomendado beber muita água e isotônicos ao longo da sua recuperação.

4) Evite frituras


Outra dica para manter a sua dieta pós cirurgia plástica é evitar ao máximo as frituras e as comidas gordurosas.

Isso porque, esse tipo de alimento tende a sobrecarregar o organismo, atrapalhando assim o processo de cicatrização. Além disso, boa parte dos alimentos fritos e gordurosos possui uma grande quantidade de sódio, o que acaba aumentando a retenção de líquidos no corpo.

5) Inclua alimentos ricos em vitamina C na sua dieta


Outra recomendação é a inclusão de alimentos ricos em vitamina C na sua alimentação.

Esses itens são ricos em antioxidantes que são fundamentais para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

Entre os itens que você pode incluir na sua alimentação estão: cenoura, laranja, limão, beterraba, tangerina, lima entre ouros.

6) Suplementos


Os suplementos ricos em proteína, como por exemplo o Whey Protein, também auxiliam bastante na recuperação.

Mas importante, antes de fazer qualquer alteração na sua dieta, sempre fale com o seu médico.

Quer mais sobre dieta pós cirurgia plástica e outros cuidados importantes no período de recuperação? Então não deixe de conferir outros posts do blog. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson