Tipos de rinoplastia: quais os principais?

Entre os anos de 2014 e 2016 a procura por procedimentos estéticos registrou um aumento de mais de 300%, e dentre as operações mais procuradas estão a de nariz. Contudo, o que muitas pessoas sabem é que existem vários tipos de rinoplastia.

Cada uma delas está diretamente associada aos objetivos da intervenção, que podem ser desde apenas estéticos, até de restauração. E para cada uma das modalidades, são adotadas condutas específicas por parte do cirurgião e estética.

Confira abaixo quais são os principais tipos de rinoplastia:

Estética está entre os tipos de rinoplastia


Essa é uma das opções mais comuns e tem como principal objetivo alterar a aparência do nariz de modo a trazer mais harmonia para a face. Nesse tipo de operação do nariz, é possível reduzir o tamanho da região, bem como aumentar quando o nariz possui um visual de afundamento. Além disso, dentro dessa modalidade de operação o dorso nasal pode ser alterado.

O grande segredo nessa cirurgia é pequenos ajustes em diversas partes do nariz. Ou seja, não descaracterizando os aspectos físicos da pessoa. Mas sim, concebendo um visual mais harmônico.

1) Rinoplastia clássica


A rinoplastia clássica é uma técnica não é tão recomendada, mas muito utilizada por cirurgiões que não tem tanto na rotina cirurgias no nariz. Essa técnica é feita pela retirada de cartilagem e pontos e fechamento do nariz. Inicialmente traz um bom resultado. Porém, ela tem um risco alto de sequelas em médio e longo prazo. Como: ponta cair, estruturas serem modificadas pela força cicatricial e assim o nariz sofrer mudanças no futuro. Por isso, esse tipo de rinoplastia não é indicada.

2) Rinoplastia estruturada


Esse tipo de procedimento é o mais utilizado por cirurgiões mais experientes em procedimentos faciais. É uma cirurgia que separa todas as subunidades do nariz, normalmente retirando cartilagem do septo e fazendo as modificações das estruturas. Depois dos cortes e reforçamento com uso da cartilagem, o nariz é fechado com a estrutura toda reforçada. Tendo um resultado muito mais estável e reduzindo os riscos de sequelas futuras.

3) Rinoplastia preservadora


Entre os tipos de rinoplastia estética está a preservadora. Esse procedimento é menos agressivo, mexendo menos nas estruturas. Ela consegue tratar alguns pontos do nariz, porém, sua indicação é apenas em alguns casos. A rinoplastia preservadora não é indicada em algumas situações.

Funcional


O lado funcional da cirurgia é levado em consideração nos casos em que o paciente tem problemas respiratórios. Além da questão estética.

É comum que esse tipo de modalidade seja indicado para corrigir distúrbios na região, como para fazer a correção do desvio de septo. Normalmente esse tipo de procedimento é indicado quando o paciente sofre com distúrbios respiratórios, justamente por conta de questões anatômicas da estrutura nasal.

Secundária


Também chamada de rinoplastia de correção ou revisão, esse é um procedimento indicado para pacientes que já realizaram uma ou mais operações no nariz antes, mas, não obtiveram os resultados esperados.

Um novo procedimento é realizado de modo a garantir as funcionalidades desejadas bem como a estética que o paciente deseja. Esse é um dos procedimentos que exige ainda mais cuidado por parte do cirurgião, uma vez que ele terá que lidar com uma estrutura que já foi alterada. É um procedimento de grande complexidade e dificuldade.

Pós-traumática é um dos tipos de rinoplastia


Mais um dos tipos de rinoplastia populares é a operação pós-traumática, que também é chamada de reconstrutiva.

Nesse caso, o procedimento é realizado em pacientes que sofreram algum trauma na face que danificou ou alterou o formato/funcionalidade do nariz. É comum que nesse tipo de operação sejam necessários vários procedimentos em conjunto e até mesmo o uso de enxertos de cartilagem.

Outro detalhe importante dessa alternativa é que o cirurgião pode optar por ter uma conduta apenas com incisões internas no nariz, ou também com incisões externas. A abordagem irá depender diretamente do quadro do paciente.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de rinoplastia? Então não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

Dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson