Recuperação de cirurgia plástica: veja os principais cuidados

Os cuidados pós-operatórios são essenciais para garantir uma boa recuperação de cirurgia plástica. É através deles que você poderá garantir uma melhor cicatrização, e até evitar complicações.

Todo procedimento do gênero, independentemente do tipo ou porte, vai necessitar de algumas medidas e atitudes. E abaixo nós listamos alguns dos principais cuidados que você precisa tomar.

1) Nada de cigarros


O cigarro deve ser eliminado do seu dia a dia por pelo menos 30 dias. Isso porque, a nicotina é uma substância que irrita diretamente o pulmão, interferindo na oxigenação do seu sangue.

Consequentemente, o cigarro acaba dificultando a cicatrização após a cirurgia. Com isso, os riscos de trombose e embolia pulmonar aumentam drasticamente.

Então o melhor é evitar.

2) Medicamentos para uma boa recuperação de cirurgia plástica


Mais um dos cuidados para garantir uma excelente recuperação de cirurgia plástica é em relação ao uso de determinados tipos de medicamentos. Remédios que contenham Ácido acetilsalicílico, como aspirina, devem ser evitados. Além de anti-inflamatórios e automedicações com chá naturais e semelhantes.

Isso porque eles podem aumentar o sangramento. O ideal é sempre informar todos os medicamentos que você usa para o cirurgião, assim ele poderá avaliar se é necessário suspender ou não.

Além disso, é essencial que você tome os remédios prescritos pelo médico para esse período de recuperação.

3) Higiene


A higiene é um dos aspectos que mais demanda cuidado em procedimentos do gênero. Isso porque, existem várias complicações que podem acontecer por conta de uma higiene adequada. E a higiene é fundamental, logo no primeiro dia após cirurgia.

O primeiro banho do paciente precisa ser realizado com um acompanhante perto para dar auxílio. Já a água precisa estar morna para evitar o aumento da circulação de sangue.

Em alguns casos o paciente precisará que o acompanhante higienize determinadas regiões para que os pontos não sejam forcados e corram o risco de estourar.

4) Troca de curativos para uma boa recuperação de cirurgia plástica


A troca de curativo é feita por nossa equipe médica, respeitando todos os cuidados necessários para uma boa recuperação. O curativo utilizado por nossa equipe é o prineo, que é uma cola com uma rede. Ou seja, não precisa ser trocado por um período de 14 dias. Possibilitando também o banho sem ter que retirá-lo.

5) Prática de Exercícios


De modo geral as cicatrizes levam em torno de 45 dias para cicatrizarem com mais força. Por isso, o ideal é esperar ao menos duas semanas para praticar alguma atividade física, sempre evitando as de média e alta intensidade, aumentando gradativamente.

6) Drenagem Linfática


Mais uma das coisas que pode ajudar diretamente na recuperação de cirurgia plástica é a drenagem linfática. Essa é uma massagem, que precisa ser realizada obrigatoriamente por profissionais capacitados, que auxilia diretamente o organismo.

Basicamente, ela irá ajudar o seu corpo a eliminar os líquidos gerados pelo processo de recuperação, evitando assim o surgimento de fibroses. Esse tipo de técnica pode ser indicado para vários tipos de cirurgias plásticas, mas, geralmente é recomendada em pós-operatórios de Abdominoplastia e Lipoaspiração.

Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados necessários para garantir a sua recuperação de cirurgia plástica? Então não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

Dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson