Ginecomastia como tratar? Entendendo o antes e depois

O aumento de mamas é um distúrbio que afeta em média 60% dos homens, e uma das dúvidas recorrentes é ginecomastia como tratar. O tratamento pode ocorrer de diferentes maneiras, mas, a alternativa mais indicada é a cirurgia de redução.

O objetivo é reduzir o tamanho das mamas. De modo geral, essa alternativa é indicada em conjunto com outras opções, ou depois de alternativas como a medicação não funcionarem.

Mas, quem decide isso é o médico cirurgião. Ele irá analisar diferentes fatores, como o avanço da condição e a saúde do paciente, para então planejar o melhor método de tratamento.

Como é feita a operação de ginecomastia?


Além da dúvida sobre ginecomastia como tratar, outro questionamento recorrente entre pacientes é como funciona a operação de redução.

Em média a operação dura 1h30, começando pela sedação do paciente, que receberá uma anestesia geral, por questão de segurança.

Durante o processo cirúrgico, o profissional irá fazer um corte no formato de meia lua ao redor do mamilo. É por meio dessa incisão que será removido o excesso de tecido mamário.

Em pacientes que possuem também o excesso de gordura das mamas, além de tecido mamário, pode ser indicado a realização de outras operações para corrigir o volume e evitar a flacidez.

No caso de grandes remoções de tecido mamário, o cirurgião também pode fazer o reposicionamento da aréola e remover o excesso de pele. Assim, é possível garantir um aspecto sem flacidez para o paciente.

Ginecomastia como tratar? Entenda o antes e depois da cirurgia


Para garantir que o tratamento através de cirurgia seja um sucesso em todos os aspectos, além de escolher um cirurgião especializado nesse tipo de operação, o paciente também precisa tomar alguns cuidados. Tanto antes como depois do procedimento.

No período pré-operação, o paciente precisa realizar a avaliação médica. Assim como o comparecimento em todas as consultas e a realização dos exames. São essas informações obtidas que serão usadas no planejamento da operação.

Além disso, é importante seguir as recomendações do médico. Por exemplo, no caso de fumantes é orientado a redução do consumo de cigarros. Isso por pelo menos três semanas antes e três semanas após realização do procedimento.

Depois da ginecomastia o paciente também precisa tomar vários cuidados para garantir que os tecidos tenham uma boa aderência aos músculos, e, também, evitar possíveis complicações. Entre as recomendações estão:

  • O paciente deverá dormir de barriga para cima nos primeiros 10 dias após o procedimento;

  • Evitar qualquer tipo de esforço físico na recuperação, principalmente nos primeiros 10 dias;

  • Fazer acompanhamento médico;

  • Utilizar a cinta ou colete recomendado pelo médico por pelo menos 30 dias, para promover uma melhor aderência;


Se você sofre com o aumento das mamas e quer saber mais sobre ginecomastia como tratar, não deixe de entrar em contato com um médico. Ele poderá te dar todas as orientações e suporte necessários.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson