O assunto abdominoplastia e gravidez sempre levanta vários questionamentos. Muitas mulheres desejam realizar esse tipo de procedimento para garantir o corpo desejado.

Contudo, uma das preocupações é sobre os resultados antes e depois da gravidez. E nesse post, vamos esclarecer algumas das principais questões.

Abdominoplastia e gravidez: O ideal é fazer a cirurgia antes ou depois de ter filhos?

Existem sim mulheres que realizam o procedimento antes de engravidar. Mas nesse caso, os profissionais recomendam aguardar ao menos 12 meses para engravidar e os cuidados serão ainda maiores. Apesar disso, se a mulher engravidar após ter feito uma abdominoplastia não há nenhuma interferência por conta da cirurgia nessa gestação.

Quais os cuidados no caso de mulheres que fizeram a abdominoplastia e engravidaram depois do tempo recomendado?

Um dos cuidados mais importantes é em relação a alimentação para que a mulher não ganhe muito peso. Além disso, é recomendado o uso diário de óleos e cremes hidrantes. Isso irá ajudar a reduzir as chances de flacidez e até mesmo estrias.

A abdominoplastia emagrece?

Mais uma das dúvidas sobre abdominoplastia e gravidez é se ela emagrece. Muitas mulheres procuram pelo procedimento para tentar voltar ao peso antes da gestação.

O objetivo dessa cirurgia é melhorar a estética do corpo, remodelando, tirando o excesso de pele e dando firmeza a musculatura novamente.

Ela não é recomendada para pacientes que estão acima do peso. Inclusive, um dos requisitos para a realização do procedimento é justamente a estabilidade do peso, uma vez que as oscilações podem prejudicar diretamente os resultados.

Como funciona uma abdominoplastia?

Agora que você já está melhor informado sobre a relação entre abdominoplastia e gravidez, entenda um pouco sobre o procedimento em si.

O primeiro passo para a realização desse tipo de procedimento é uma avaliação do quadro da paciente. Assim é possível verificar se ela está em plenas condições de realizar a operação bem como planejar o procedimento.

O procedimento dura aproximadamente 3 horas, onde o cirurgião fará incisões para remover o excesso de pele e remodelar o corpo. A paciente receberá anestesia geral.

Depois da cirurgia, a paciente precisa tomar uma série de cuidados que são repassados pelo cirurgião. Eles incluem desde o uso de uma cinta cirúrgica, até medicação.

Esse procedimento pode ser feito em conjunto com outros?

Depois do esclarecimento sobre abdominoplastia e gravidez, é importante entender como esse procedimento pode ser feito de forma combinada. Sim, geralmente a abdominoplastia é feita em conjunto com a lipoaspiração. Normalmente esses procedimentos são feitos em conjunto quando a paciente, além de sofrer com o excesso de pele, também tem gordura localizada acumulada.

Desse modo, o excesso de gordura também é removido para garantir resultados melhores. Contudo, é importante ressaltar que para as operações serem realizadas de forma conjunta, a paciente precisa estar em plenas condições físicas de saúde, para garantir assim a segurança no processo e os melhores resultados.

Esperamos que esse post tenha ajudado a entender mais à fundo a abdominoplastia e gravidez. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de procurar um cirurgião especializado, ele poderá dar todas as orientações necessárias.