Se você deseja colocar próteses mamárias é necessário conhecer não apenas o procedimento em si, mas, também os cuidados no pós-operatório silicone. Seguir essas recomendações é essencial para quem quer garantir os melhores resultados.

Existem várias complicações que podem surgir quando as recomendações não são seguidas. Desde edemas até infecções. Por isso todo cuidado é pouco.

Recomendações antes do pós-operatório silicone

Antes de falarmos sobre os cuidados no pós-operatório silicone, é importante citar algumas recomendações importantes para antes do procedimento. A primeira delas é escolher um cirurgião plástico habilitado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Tenha em mente que o sucesso da operação depende diretamente da experiência e qualificação do profissional. Por conta disso faça uma ampla pesquisa para ter certeza de que o especialista é de confiança.

É importante falar com o cirurgião sobre qual a melhor anestesia e sobre qual o tipo da prótese e sua qualidade.

Além disso, não deixe de verificar se o procedimento será realizado em um hospital com toda a infraestrutura necessária.

Qual o tempo do pós-operatório silicone?

O tempo de recuperação no pós-operatório silicone é de 14 dias. Por exemplo, quando o implante é colocado na posição subfacial, a tendência é que a recuperação seja menos dolorosa e mais ágil. Mas, de maneira geral, as primeiras duas semanas são os que merecem mais atenção.

Quais os principais cuidados no pós-operatório silicone?

No pós-operatório silicone é importante que a paciente se mantenha em repouso para evitar comprometer o processo de cicatrização bem como de aderência da pele. Um dos cuidados mais importantes é evitar mexer os braços por duas semanas.

Além disso, nesses primeiros 14 dias não se deve dormir de barriga para baixo ou de lado. Também não está autorizada a realização de exercícios físicos.

Depois do primeiro mês a paciente pode fazer atividades físicas da cintura para baixo. Mas no caso das atividades que envolvem a parte de cima da cintura, elas devem ser evitadas por pelo menos 2 meses.

Outro cuidado importante no pós-operatório silicone é o uso do sutiã pós-cirúrgico. Esse acessório deverá ser usado por pelo menos 60 dias.

A principal função do sutiã é servir como um curativo compressivo. Ou seja, ele irá comprimir o local operado para evitar sangramentos.

A não utilização desse acessório poderá acarretar uma série de problemas. Desde o deslocamento da prótese, até sangramentos.

Em alguns casos, a realização de drenagem linfática no pós-operatório silicone é necessária, porém, apenas quando indicada pelo cirurgião. Esse tipo de atividade irá ajudar a eliminar os líquidos que tendem a se acumular na região, diminuindo assim o inchaço e evitando os edemas.

O mais importante do pós-operatório silicone é seguir as recomendações do médico. E em caso de qualquer dúvida sobre os cuidados, não tenha receio de perguntar para o seu médico.