A cirurgia da intimidade, também conhecida como ninfoplastia ou labioplastia consiste em um procedimento cirúrgico realizado na região íntima para correções estéticas ou funcionais dos pequenos lábios.

Afeta principalmente mulheres que possuem os pequenos lábios grandes e assimétricos, interferindo na autoestima, provocando desconforto e podendo causar dor nas relações sexuais.

Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe o nosso conteúdo até o final. Confira!!!

Como é feita a cirurgia da intimidade?

A cirurgia pode ser feita através de bisturi ou a laser, com duração média de 30 minutos. De forma geral, é um procedimento simples que não exige a combinação de outras técnicas.

No primeiro caso, o cirurgião cortará os pequenos lábios com o bisturi, deixando-os menores e simétricos. O procedimento a laser obedece a mesma lógica, proporcionando também o rejuvenescimento vaginal, uma vez que ocorre o estímulo da produção de colágeno.

A incisão é diretamente feita nos pequenos lábios, com retirada do excesso de tecido. Não é possível realizar curativos na região íntima, fazendo com que os cuidados no pós-operatório sejam fundamentais para o sucesso da cirurgia.

No pós-operatório, a higienização deve ser realizada através da limpeza com ducha e banho de assento, sempre com muito cuidado e delicadeza. Nos primeiros 30 dias, a região ficará mais sensível.

Para quem é indicada a cirurgia da intimidade?

A ninfoplastia é recomendada a mulheres que possuem os pequenos lábios volumosos e assimétricos. Antes de estética, é uma cirurgia funcional, pois em alguns casos afeta as relações sexuais da paciente.

Com o tamanho avantajado da estrutura, ocorre, por vezes, dos pequenos lábios entrarem na vagina durante a relação sexual, causando dor, além de propiciar o surgimento de patologias relacionadas ao acúmulo de secreções e que provocam corrimento.

Os benefícios da cirurgia da intimidade

O primeiro e talvez mais importante benefício da redução dos pequenos lábios está na prevenção contra doenças infecciosas, geralmente causada pelo acúmulo de secreções de urina na região.

Este, no entanto, não é a única vantagem. Há notáveis melhorias no desempenho sexual, uma vez que a cirurgia eliminará o desconforto e as dores causadas pelo contato durante o ato sexual.

Mulheres que se sentem constrangidas com seus parceiros ou parceiras devido ao tamanho dos pequenos lábios também sentirão os benefícios ao bem-estar e autoestima, sentindo maior conforto e segurança durante a realização do ato sexual.

As contraindicações da Ninfoplastia

Mulheres diabéticas, hipertensas e que tenham insuficiência cardíaca podem ser desencorajadas de realizar o procedimento. Estas questões devem ser apresentadas ao especialista para que sejam tomadas as melhores decisões.

Não é recomendado também que a cirurgia seja feita por mulheres que não tenham completado 18 anos.

Caso tenha decidido pela cirurgia da intimidade, evite realizá-la durante a menstruação ou próximo a chegada do ciclo, pois o sangue inevitavelmente umedecer a região, favorecendo o surgimento de infecções.