Quer saber o que é otoplastia? Muitas pessoas que sofrem com as popularmente conhecidas “orelhas de abano”.

Esse distúrbio é caracterizado pelo afastamento das orelhas em relação a cabeça. Dessa maneira, elas parecem ser maiores do que realmente são.

Nesse post, além de explicarmos o que é otoplastia, vamos mostrar os benefícios desse tipo de procedimento para quem sobre com as orelhas de abano.

Mas afinal, o que é otoplastia?

Está em dúvida sobre otoplastia o que é? Esse é um procedimento cirúrgico voltado para a correção do espaçamento entre as orelhas.

Para isso, é feita uma incisão atrás da orelha, onde o médico retira uma pequena parte da cartilagem. Dessa forma, as orelhas conseguem ficar próximas da cabeça, na proporção adequada.

Após a incisão, o profissional irá colocar um curativo nas orelhas. Ele deve ficar por 24 horas, com o objetivo de proteger a região operada.

Quais as vantagens da otoplastia?

Agora que você sabe o que é otoplastia, vamos falar sobre as vantagens desse tipo de procedimento cirúrgico.

Não deixa cicatrizes profundas

Um dos benefícios dessa técnica é que ela não deixa cicatrizes profundas e aparentes no paciente. Como os pontos ficam atrás das orelhas, a incisão fica praticamente quase invisível.

Recuperação da autoestima

Muitas pessoas que possuem orelhas de abano ficam com a autoestima baixa. Isso acaba prejudicando diretamente o bem-estar e qualidade de vida.

Através desse procedimento, é possível recuperar a autoestima dessa pessoa, permitindo que ela viva de forma mais plena consigo mesma.

Recuperação relativamente rápida

A otoplastia possui uma recuperação relativamente mais rápida, se comparada com outras cirurgias. A área operada tende a melhor 90% ou mais já nas primeiras duas semanas de recuperação.

Pós-operatório

Para entender melhor o que é otoplastia você precisa saber os detalhes pós-operatórios. Assim como qualquer outro procedimento, a otoplastia exige alguns cuidados no pós-operatório. Primeiramente o paciente precisará usar um curativo no formato de capacete nas primeiras 24 horas após o processo.

Depois desse período, o curativo será substituído por uma faixa de compressão, que deverá ser usada por cerca de 30 dias. O uso desse acessório é fundamental para o sucesso da cirurgia.

Outro cuidado importante é em relação a exposição ao sol. O paciente deve evitar ao máximo se expor aos raios solares, tanto para evitar manchas como inchaços.

Além disso, é indicado que a pessoa fique em repouso durante os 15 dias de recuperação. Deve-se evitar a prática de esportes, bem como atividades que exijam grande esforço físico.

Outro cuidado importante é evitar coçar a região que sofreu a incisão. Se o paciente coçar demais a região, corre o risco de romper os pontos e assim prejudicar o resultado final, ou até mesmo de ter que realizar uma nova cirurgia.

Coçar a região durante a recuperação também pode desencadear inflamações no local.

Por conta disso é muito importante que o paciente evite coçar o local, e também siga todas as demais orientações.

Agora que você sabe o que é otoplastia, não deixe de procurar um especialista na área. Ele poderá dar todas as orientações em relação ao procedimento.