A cirurgia para tirar cicatriz é amplamente procurada por pessoas que desejam melhorar o aspecto da região onde houve a cicatrização.

Com esse tipo de intervenção, é possível reparar cicatrizações, fazendo com que elas se mantenham praticamente imperceptíveis.

Além disso, a cirurgia para remoção de cicatriz também corrige deformidades na pele. Desde cor, até textura.

Contudo, é importante ressaltar que a cirurgia para tirar cicatriz não é a primeira alternativa quando o assunto é remoção dessas imperfeições.

Na verdade, ela só é indicada quando outros tratamentos estéticos não surtiram efeito, ou quando as cicatrizes são profundas demais.

Como é feita a cirurgia para tirar cicatriz?

O processo de realização desse procedimento cirúrgico varia conforme o tipo de cicatriz a ser retirada. Dependendo da gravidade, localização ou tamanho, diferentes técnicas podem ser usadas.

Além disso, também é preciso levar em consideração a tendência de cicatrização do ambiente e a melhor forma de realocação da pele. Por isso, é fundamental procurar um cirurgião plástico especializado no assunto.

Quem pode fazer a cirurgia para tirar cicatriz?

Esse procedimento só pode ser realizado por pessoas que possuem indicação de um cirurgião plástico. Essa indicação ocorre quando há uma má formação na cicatriz.

Entre os tipos de deformidades que podem levar a esse tipo de correção estão:

  • Queloide;
  • Cicatriza atrófica;
  • Cicatriz hipertrófica;
  • Cicatriz discrômica;
  • Cicatriz retraída ou contratura;
  • Cicatriz alargada.

É importante ressaltar que esse tipo de procedimento não garante o total sumiço da cicatriz má formada.

Pós-operatório

O pós-operatório da cirurgia para tirar cicatriz é bastante delicado. Isso porque, qualquer recomendação que não for seguida a risca, poderá prejudicar os resultados finais.

Logo após o procedimento, o local operado ficará inchado e com uma leve vermelhidão. Por conta disso, os resultados só poderão ser notados realmente depois de algumas semanas, após o desaparecimento desses efeitos pós-operatórios.

Além disso, é preciso ter em mente que a recuperação total da pele pode levar de alguns meses até um ano. Dependendo da técnica usada, e da gravidade da cicatriz que foi removida.

Tempo de recuperação

O tempo médio de recuperação é de 30 dias há alguns meses (dependendo do local da operação e do tipo). Durante esse período, o paciente não deverá se expor excessivamente ao sol, muito menos sem proteção. É essencial usar protetor solar para evitar manchas na região, mesmo depois do período de recuperação.

Além disso, é importante evitar qualquer tipo de atividade intensa após uma cirurgia para tirar cicatriz.

No período de recuperação é muito comum que o cirurgião plástico indique alguns tipos de tratamentos tópicos, tais como pomadas e curativos compressivos, para auxiliar em todo o processo de cicatrização.

Pode até ser necessário o uso de tratamento complementar como a aplicação de corticoide dentro da cicatriz, betaterapia, ou eventualmente curativos específicos para evitar o retorno de uma cicatrização excessiva como hipertrófica ou formação de queloide.

Também podem ser indicados medicamentos como analgésicos, para diminuir a dor e desconforto durante esse momento de recuperação. É importante tomar todos conforme as orientações médicas, justamente para evitar qualquer tipo de complicação pós-operatória, como, por exemplo, infecções e até mesmo a má cicatrização.

Se você tem interesse em fazer uma cirurgia para tirar cicatriz, antes de qualquer coisa é importante falar com um cirurgião plástico. Ele poderá avaliar o seu caso com calma, para só então indicar o melhor tratamento.