Redução de mamas para homens: Saiba mais

O aumento do volume das mamas em homens (ginecomastia) é um problema muito mais comum do que se pensa. Segundo pesquisas, uma grande quantidade da população masculina mundial sofre com esse problema. Mas, grande parte desse público não sabe que existe uma cirurgia de redução de mamas para homens.

O aumento no volume das mamas masculinas pode ocorrer em diferentes fases da vida do paciente e pode ser desencadeado por vários fatores.

Desde questões hormonais, até problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo.

Além disso, esse aumento no volume se inicia, em boa parte dos casos, durante a adolescência. Isso porque, os tecidos mamários podem se multiplicar rapidamente nesse período.

Confira esse post na integra e descubra quais são os fatores que provocam a ginecomastia e como resolver esse problema através de cirurgia.

Quais são os fatores que desencadeiam a ginecomastia?


Como dito anteriormente, a ginecomastia pode ser desencadeada por uma série de fatores. E, apesar dela ser mais comum durante a adolescência, sua ocorrência não fica restrita apenas a essa fase da vida.

Dentre os principais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia, estão:

  • Sobrepeso e o excesso de gordura;

  • Exposição excessiva a anabolizantes;

  • Exposição ao estrogênio;

  • Hipertireoidismo;

  • Efeitos colaterais de medicamentos;

  • Quimioterapia, dentre outros.


Quando a cirurgia de redução de mamas para homens é indicada?


Ao contrário do que muitos homens pensam, a cirurgia de redução de mamas para homens não é indicada em todos os casos.

Na verdade, ela só é indicada como último recurso, quando nenhuma alternativa de tratamento gerou um resultado eficaz.

Se o quadro de aumento no volume das mamas já dura mais de um ano, mesmo com o uso de medicamento, então essa cirurgia passa a ser a opção mais indicada para a resolução definitiva do problema.

Como funciona a cirurgia de ginecomastia?


A ginecomastia é uma alternativa aplicada quando medicamentos para o tratamento desse problema não surtem efeito algum. Geralmente, ela é indicada para casos mais graves da doença.

Antes de indicar a ginecomastia, o médico deverá realizar uma série de exames para verificar a necessidade e viabilidade do procedimento.

No dia da cirurgia de redução de mamas para homens em si, o paciente precisará estar em jejum.

Na maioria dos casos não é necessário internação, mas dependendo da gravidade do quadro, ela pode ser indicada apenas a fim de observação da recuperação do paciente.

Geralmente o procedimento dura em média uma hora. Mas, caso sejam necessárias outras intervenções durante a cirurgia, esse período pode ser um pouco maior.

O paciente é liberado seis horas depois da finalização do procedimento.

Como é o pós-operatório da ginecomastia?


O pós-operatório da redução de mamas para homens também exige alguns cuidados básicos.

O paciente também levará cerca de duas semanas para conseguir se movimentar normalmente da cintura para cima.

Para melhorar a aderência da pele ao tórax, ele também terá que usar um colete elástico. O tempo de uso pode variar entre 15 e 30 dias, dependendo da recuperação. E o mesmo só poderá ser retirado durante o banho.

Entre 10 até 14 dias, o paciente também poderá realizar exercícios físicos, principalmente para definir novamente a região do abdômen.

O cirurgião plástico também irá indicar alguns remédios após a realização da cirurgia de redução de mamas para homens. Essa medicação tem como objetivo evitar inflamações e também anestesiar a região durante o tempo de recuperação. Isso porque o pós-operatório costuma ser doloroso.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson