Principais Cuidados pós-operatórios de abdominoplastia

Quem realiza esse procedimento cirúrgico para remoção do excesso de pele e gordura da região do abdômen precisa ficar atento. É necessário tomar alguns cuidados pós-operatórios de abdominoplastia, para que a recuperação seja tranquila e sem qualquer tipo de intercorrência.

O período de repouso em procedimentos desse porte é de 10 dias, mas o tempo de recuperação total da cirurgia pode chegar até 2 meses. Dependendo do caso, esse tempo pode aumentar.

Para que você consiga se recuperar tranquilamente, confira abaixo os principais cuidados pós-operatórios de abdominoplastia.

Cuidados pós-operatórios de abdominoplastia que você deve ter

1. Durma sempre de barriga para cima


Você deve dormir de barriga para cima, e nunca de lado ou de bruços. É necessário colocar alguns travesseiros na cabeceira da cama, para que consiga dormir levemente recostada neles.

Além disso, as pernas devem sempre ficar flexionadas. Para isso, você pode colocar almofadas em baixo das pernas. Essa posição deve ser mantida por pelo menos 15 dias.

2. Ande sempre um pouco curvada


Um dos principais cuidados pós-operatórios de abdominoplastia é em relação a postura ao andar. As costas devem ficar um pouco curvadas e as mãos sobre a barriga, como se você tivesse apoiando ela em suas mãos.

Essa posição também deve ser mantida por 15 dias, ou até que você não sinta mais dores.

3. Tomar banho de chuveiro apenas depois de 8 dias


Nos primeiros oito dias após a cirurgia, a cinta modeladora deve ficar sempre na região do abdômen. Logo, você não poderá tomar banho de chuveiro.

Para manter a higiene diária, você deve usar uma esponja ou pano úmido para limpar a região íntima e demais partes do corpo, sempre com o auxílio de alguém para evitar o excesso de esforço físico.

4. Mantenha a cinta modeladora e as meias de compressão


Mais um dos cuidados pós-operatórios de abdominoplastia que você precisa manter é em relação a cinta modeladora. Ela não deve ser retirada por oito dias, pois, irá aliviar dores bem como evitar complicações na cicatrização. Depois desse período você pode retirá-la apenas para tratar das cicatrizes e tomar banho.

Já as meias de compressão devem ser retiradas somente depois que você voltar a caminhar normalmente e realizar pequenas tarefas no dia a dia.

5. Troca de curativo


Mais um dos cuidados pós-operatórios de abdominoplastia é em relação a troca de curativo. Ela deve ser feita após 4 dias, ou, conforme a orientação do cirurgião. Já os pontos só serão retirados depois de 8 dias.

6. Faça exercícios físicos leves


Para evitar a formação de coágulos na região operada, é necessário realizar exercícios físicos leves. É recomendado que você movimente as pernas a cada duas horas, e faça massagens nessa região do corpo pela manhã e antes de dormir.

Já as atividades moderadas só devem retornar depois de um mês de repouso. Já a musculação só está esperada entre 2 e 3 meses depois de cirurgia.

7. Mantenha a medicação e uma alimentação saudável


Um dos principais cuidados pós-operatórios de abdominoplastia é em relação a medicação. Siga todas as orientações do cirurgião. Além disso, mantenha uma alimentação leve e beba bastante líquido.

Gostou do post? Agora já sabe quais cuidados deve tomar ao fazer uma cirúrgica como essa? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson