4 mitos e verdades sobre cirurgia bariátrica

Por motivos de saúde e de estética, ou geralmente os dois juntos, a cirurgia bariátrica desperta a curiosidade e se torna uma necessidade para um número cada vez maior de pacientes. Em 2016, foram realizadas 100 mil cirurgias deste tipo segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Apesar dessa cirurgia ser conhecida e ter se popularizado entre as pessoas, muitas pessoas acham que a cirurgia pode ser realizada só para emagrecer ou desconhecem fatores importantes. Por isso, confira os 4 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica!

1. Qualquer pessoa pode fazer cirurgia bariátrica desde que queira emagrecer


MITO! Antes de recorrer à cirurgia, a pessoa precisa identificar qual é o seu caso junto ao especialista. Reeducação alimentar, mudança de rotina, prática de exercícios físicos e uma vida saudável podem ser soluções para a perda de peso. Vale lembrar que a redução do estômago só pode ser feita para pacientes que tenham mais de 16 anos com IMC acima de 40 kg/m², com ou sem doenças associadas (pressão alta, diabetes, etc) e 35 a 40kg/m² com doenças associadas. Além disso, a cirurgia só é realizada quando a pessoa já tentou emagrecer de outras formas, por um período mínimo de 2 anos e não houve mudanças.

2. É INDISPENSÁVEL fazer acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia


VERDADE! Qualquer mudança exige preparo. Controlar a ansiedade, falar das expectativas reais em relação à cirurgia e como os efeitos podem acontecer ou não na prática é muito importante. Por isso além de se certificar de todas as possibilidades com o cirurgião, ter um acompanhamento psicológico é fundamental para saber se o paciente está em um momento de estresse grande ou tem algum outro problema que pode atrapalhar o tratamento. Em geral, além de conhecer a história do paciente o profissional também precisa saber sobre o histórico do peso e falar sobre o pós-operatório e o que precisa ser feito antes e depois da cirurgia. Somente com isso, o paciente pode ser liberado, além de claro, fazer um check up de tudo.

3. O risco da bariátrica supera outras cirurgias


MITO! Toda operação oferece riscos e na bariátrica o paciente fica sujeito a complicações como qualquer outro procedimento que envolva a região da barriga. Segundo especialistas, apenas 4% dos casos apresentam complicações leves ou graves. Se atentar para os cuidados pós-operatórios é uma coisa que vale para TODAS as cirurgias. Por isso, converse com seu médico, não levante peso e não faça nada que te exponha fisicamente a pesos e outras coisas que podem atrapalhar o desenvolvimento da região abdominal.

4. Mesmo com a cirurgia, o peso pode voltar dependendo da situação


VERDADE! Após a bariátrica, além dos cuidados do pós-operatório pelo tempo combinado com o médico, recomenda-se a prática de exercícios físicos e uma reeducação alimentar (se for o caso, vale fazer um planejamento com um profissional da nutrição). Com a redução do estômago, obviamente a pessoa não vai engordar como antes, mas ao consumir alimentos calóricos, ela pode ganhar peso sim. Em caso de uma gravidez, também é possível que hajam alterações. Manter os hábitos saudáveis e entender as motivações até psicológicas relacionadas à comida é muito importante para preservar o equilíbrio e a saúde.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson