5 motivos para falar sobre Câncer de Mama

A expressão “Outubro Rosa” é conhecida por marcar um período de campanhas e conscientização em relação ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer infelizmente é o mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele (tipo não melanoma). Anualmente, surgem cerca de 28% de casos novos e só esses dados já bastariam para falar sobre a importância do assunto, mas separamos 5 motivos para você conferir e compartilhar!

1 – Não existe um motivo certo mas genética influencia


Há vários fatores que podem influenciar a doença, mas não há uma causa específica. O que sabe é algumas coisas aumentam o risco de desenvolvimento. A idade (quanto maior, mais chances), a menopausa tardia, consumo de álcool em excesso, obesidade e sedentarismo na pós-menopausa são alguns deles. A genética é responsável por pelo menos 10% dos cânceres de mama e os riscos são maiores quando a pessoa tem parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos) com esse histórico. A detecção precoce ajuda no tratamento. O sintoma mais comum é a origem de um nódulo, geralmente indolor. Mas pode ser que a pessoa tenha edemas semelhantes à casca de laranja, irritação na pele, irregularidades, nódulos palpáveis na axila, etc.

2 - Mesmo em menor proporção, câncer de mama também atinge homens


A ocorrência do câncer de mama nos homens é rara, mas não impossível. Especialistas já comprovaram cientificamente que do número total de casos da doença, este tipo de câncer geralmente afeta entre 0,8% a 1% das pessoas do sexo masculino. E para isso, não há necessidade de ter seios desenvolvidos.

3- Com diagnóstico precoce, há 95% de chance de cura


Existe o autoexame pelo toque e outras formas de detectar a doença como mamografia, biópsia, ultrassonografia, etc. Identificar manchas, nódulos, consultar um médico com frequência e ficar atenta (o) à essas mudanças do corpo (por menores que sejam) pode salvar uma vida. Isto porque quando diagnosticado de forma precoce, há 95% de chance de cura no câncer de mama. Quanto mais conscientização e incentivo à saúde das mulheres, por acesso à informação, apoio de amigos e familiares e campanhas, maiores são as chances de tocarmos no assunto. Os dados para essa doença são alarmantes e segundo um levantamento da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, 14,7% dos casos de morte pela doença são de pacientes com câncer de mama.

4- Falar sobre o assunto e buscar hábitos de vida saudáveis ajuda na prevenção


Embora não exista um motivo só para o câncer de mama, manter um estilo de vida saudável pode reduzir em até quase 30% os casos de câncer de mama. O consumo de álcool em excesso aumenta as chances porque altera níveis de hormônios como o estrogênio e caso a mulher tenha células do câncer, essas taxas podem favorecer a proliferação delas. Praticar exercícios físicos além de queimar as gorduras ajuda a manter o IMC (índice de massa corporal em 25) e previne 14% dos diagnósticos da doença. Não há necessidade de ser um esporte pesado, uma caminhada de 30 minutos ao dia, com intensidades variáveis já pode ajudar a reduzir 11% dos casos.

5- Reconstrução das mamas e apoio familiar: é possível e faz diferença


Caso você conheça alguém que esteja passando por esse momento saiba que o apoio e incentivo ao tratamento faz toda a diferença na vida da mulher que está enfrentando essa batalha. Como na maioria dos casos, as mamas são removidas e é comum que isso cause um estranhamento no corpo e uma fase de adaptação. Contudo, a reconstrução das mamas, com espessura, cor e textura personalizada hoje já é uma realidade e disponível tanto em clínicas especializadas como no Sistema Único de Saúde mediante fila de espera. Essa cirurgia é reconhecida como reparadora e não só tem finalidade estética como de fato reconstrói uma parte importante no corpo da mulher. Para isso, o acompanhamento psicológico junto ao cirurgião plástico é bem interessante.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson