Coisas que nunca te contaram sobre a Rinoplastia

Arredondado, pontiagudo, fino ou largo. O nariz faz toda a diferença no rosto, principalmente na harmonia entre a região dos olhos e da boca. Com tantas variedades (pela idade ou anatomia), a rinoplastia é uma alternativa para quem quer modelar essa parte do corpo.

Os brasileiros que o digam! Só em 2016 foram realizadas mais de 79 mil rinoplastias segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Os dados ainda mostram que essa cirurgia está entre as sete mais procuradas no país e por isso, não podemos deixar de falar sobre coisas que ninguém nunca te contou sobre a Rinoplastia!

Além estética, a respiração pode melhorar


Apesar do senso comum, a cirurgia plástica não serve apenas para embelezar o corpo ou o rosto do paciente. Em alguns casos, a rinoplastia pode melhorar a respiração, seja na redução ou no aumento do nariz e dos ossos nasais. Os especialistas reforçam que o desvio do Septo ou a chamada Hipertrofia de Cornetos (alterações que ficam dentro da parede do nariz) podem ser corrigidos pela rinoplastia estruturada. Neste caso, a técnica é mais eficaz porque reforça essas estruturas, com foco na funcionalidade do órgão além da estética. Os cuidados pós-operatórios são muito importantes para o sucesso da cirurgia e vale lembrar que a avaliação médica é fundamental.

Prática antiga, evolução e técnicas inovadoras constantes


O desejo ou a necessidade de fazer uma rinoplastia por questões de saúde ou beleza não é novidade. As primeiras cirurgias surgiram em 2500 A.C no Egito. Em 1904, a prática se popularizou na Alemanha com um médico chamado Jacques Joseph e desde então as técnicas não param de evoluir. Além da rinoplastia estruturada, existem as técnicas aberta e fechada que requerem muitas habilidades do cirurgião assim como a estruturada. Para incisões certeiras e cuidados certos nessa região delicada, o profissional deve estudar a anatomia do paciente para decidir qual técnica se encaixa mais no caso. Nas práticas atuais, as cicatrizes são imperceptíveis.

Toque artesanal


Em duas ou três horas de cirurgia, a rinoplastia vai muito além de um reduzir ou amentar o nariz. Após o cirurgião aplicar anestesia (que pode ser geral ou local) a pele é separada do osso durante o procedimento e a cartilagem é esculpida. Com esse processo artesanal, o cirurgião ainda adapta a pele ao novo formato. Esse é mais um fator determinante para a escolha do profissional. Com os cuidados pós-operatórios seguidos corretamente, esse processo também é capaz de eliminar as pontas do nariz, problemas internos (como o próprio desvio de septo) etc.
Fumar ou pegar gripe: cirurgia cancelada

Além dos cuidados pós cirurgia, a rinoplastia é um procedimento com muitos critérios. Se a pessoa for fumante por exemplo, não é possível colocar um cigarro na boca por duas ou três semanas antes da cirurgia. O mesmo vale para depois do procedimento. Infecção na pele, gripes e resfriados ou álcool em excesso também bloqueiam a chance do paciente operar. Todos esses fatores interferem na anatomia do nariz, na fase de recuperação e na saúde do paciente.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson