Conheça algumas dicas para cuidar da sua pele no inverno

Os fatores característicos de cada estação do ano influenciam nos cuidados necessários à pele, pois devemos balancear as deficiências e excessos em nosso organismo, causados pela alteração de temperatura e umidade. Por isso, as maneiras de cuidar de sua pele irão mudar de acordo com as estações.

Quando estamos no inverno, a preocupação principal será manter (ou repor) a hidratação e a oleosidade natural da pele. Devido ao clima mais seco e à temperatura gelada - que nos faz transpirar menos -, a pele se torna mais ressecada e muitas vezes, também fica com um aspecto esbranquiçado, causado pela desnaturação das proteínas estimuladas pelo frio.
No entanto, os principais cuidados para proteger sua pele no inverno são simples de serem incorporados em seus hábitos diários, veja:

Tenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.


Uma alimentação balanceada é fundamental durante todas as estações do ano, contudo alguns nutrientes são ainda mais importantes durante o inverno, pois ajudam diretamente na saúde da pele.
A vitamina C estimula a produção de colágeno e elastina, essenciais para manter a elasticidade dos tecidos; além disso, auxilia na neutralização de radicais livres, minimizando danos que causam envelhecimento. Algumas frutas e hortaliças dessa estação que são ricas no nutriente: limão, laranja, morango, mexerica, repolho, brócolis, cenoura, entre outras. Outro alimento benéfico à saúde da pele é a soja, rica em isoflavonas, um composto orgânico de origem vegetal que também ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele.

Beba bastante água.


Como não transpiramos tanto no inverno, é um hábito comum diminuirmos a ingestão de água, isso é extremamente prejudicial para o organismo como um todo. O nível de consumo diário de líquidos, adequado para manter o seu corpo bem hidratado, é de 2 litros; caso você não consiga ingerir essa quantidade de água, uma alternativa é optar pela ingestão de chás (sem açúcar ou levemente adoçados) para a sua reposição diária de líquidos. A aparência da sua pele será diretamente influenciada, tornando-a mais macia e elástica.

Substitua seus cosméticos de acordo com as estações.


O uso de esfoliantes é interessante para deixar a pele com a aparência mais limpa e fresca, no entanto a composição geral desses produtos contém ingredientes que acabam ressecando e removendo os óleos naturais da pele, sendo assim, muito prejudiciais no inverno.
Procure se atentar para cosméticos que possuem ingredientes como o ácido glicólico - um dos tipos de ácidos do grupo alfa-hidroxi -, e durante o inverno, procure trocá-los por cremes esfoliantes mais leves e que contenham também algum tipo de hidratante.
Para as pessoas que têm uma pele mais oleosa ou acneica, é recomendado o uso de cosméticos oil-free (sem óleos na composição) para o uso nas áreas do rosto e tórax, que têm maior tendência a acumular oleosidade.

Nunca deixe de lado o protetor solar.


Ainda que os dias sejam mais nublados e curtos durante o inverno, os raios solares ainda estão presentes. Portanto, o uso do protetor solar continua sendo essencial para evitar danos à pele, não somente em locais muito quentes, mas também em lugares de altitude elevada.
Uma opção mais prática - para quem esquece ou para quem não deseja aplicar tantos tipos de creme no corpo – é comprar hidratantes ou maquiagens que já contenham protetor solar na composição.

Mantenha a pele sempre hidratada.


O uso de hidratantes não só evita o ressecamento da pele, como também atua como uma proteção para o frio. O melhor momento para passar o creme hidratante no corpo é ainda no banheiro - logo após o banho -, pois a umidade e calor presentes no ambiente ajudarão a obter uma absorção mais profunda.
Além disso, é importante repor a hidratação perdida ao longo do dia, principalmente nas mãos e nos lábios, que são áreas mais expostas ao frio e o vento. Procure sempre levar consigo cremes para as mãos e hidratantes labiais para evitar rachaduras e o ressecamento dessas áreas.

Evite banhos muito quentes.


Mesmo que no inverno, após um longo dia no frio e no vento, uma ducha bem quente e demorada seja uma tentação, essa prática deve ser evitada por ser muito prejudicial à pele. Quanto mais quente a temperatura da água e mais longo o banho, maior será a remoção dos óleos e das substâncias protetoras naturais da pele. O uso demasiado de sabão e esponjas esfoliantes também contribui para remoção das camadas protetoras da pele.

Portanto, procure tomar duchas com água morna ou então, uma ótima alternativa para substituir seus momentos de relaxamento seria um longo banho morno na banheira, ainda mais benéfico se forem adicionadas outras substâncias à água. Por exemplo, para as pessoas que têm tendência a irritações e coceiras na pele, o uso de aveia ou bicarbonato de sódio na água do banho pode ajudar bastante.

Saiba que apesar de ser uma estação um pouco agressiva para a pele, o inverno é a estação do ano mais recomendada para realizar procedimentos dermatológicos que requerem a não exposição ao sol, como peelings, tratamentos com laser, entre outros. Caso tenha em mente realizar algum tipo de tratamento de pele, agende uma consulta com nossos especialistas, tire suas dúvidas e planeje seu tratamento com antecedência, assim você se beneficia do período de menor exposição solar e passa por uma recuperação ainda mais tranquila.
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson